Eleições brasileiras são destaque em jornais internacionais

Eleições brasileiras são destaque em jornais internacionais

3 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Mídia classificou disputa entre Lula e Bolsonaro como “acirrada” e espera por segundo turno

    Realizado no domingo (2), o primeiro turno das eleições brasileiras foi destaque nos veículos de comunicação internacionais. Jornais como o britânico The Guardian, o norte-americano The New York Times e o argentino La Nación classificaram a disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) como “acirrada” e abordaram as expectativas em relação às pesquisas de intenção de voto.

    No jornal francês Le Monde, por exemplo, a reportagem relatou a superação de Bolsonaro no primeiro turno em relação às pesquisas, uma vez que o atual chefe de Estado registrou 43,7% dos votos válidos no pleito, ante 30-40% projetado. O mesmo foi relatado na Reuters, dos Estados Unidos, e no Clarín, da Argentina.

    Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula venceu as eleições no exterior, onde mais de 697 mil brasileiros estavam aptos a votar. Com 99,15% das urnas apuradas, até a madrugada desta 2ª feira (3.out), o petista recebeu 47,13% dos votos contra 41,63% de Bolsonaro. O maior apoio em Lula foi registrado em Lisboa, em Portugal, (61,58%), cidade onde há o maior número de brasileiros.

    O atual presidente, por sua vez, venceu nos municípios norte-americanos de Miami (74,3%) e Boston (69,89%), que também compõem os principais colégios eleitorais fora do Brasil.