Maior prédio do mundo será em Balneário Camboriú e já tem licença ambiental

Maior prédio do mundo será em Balneário Camboriú e já tem licença ambiental

10 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • O Instituto do Meio Ambiente (IMA), liberou a licença ambiental de implantação (LAI, para a construção do edifício Triumph Tower em Balneário Camboriú. O gigante de 140 andares e 509 m de altura, será o maior arranha-céu residencial do mundo. O projeto é da construtora FG em parceria com a Havan de Luciano Hang.

    O atual recordista, entre os prédios residenciais, é o edifício Central Park Tower, em Nova York, que tem 131 andares e 430 m de altura. Segundo a revista Forbes, um apartamento ali pode custar 330 milhões de reais.

    Em abril deste ano, o projeto gigante de Balneário Camboriú recebeu parecer favorável da Comissão Especial de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança (CEIV), análise que antecede a expedição do alvará de construção. Desde então aguarda a palavra final da Secretaria de Planejamento.

    O plano diretor de Balneário Camboriú não estabelece limite de altura para os prédios da Avenida Atlântica que concentra a maior parte dos arranha-céus da cidade e alguns dos atuais recordistas na América do Sul.

    A atual interpretação das leis que estabelecem o cone de sombra dos edifícios em Balneário Camboriú não levem contra alguns adicionais em números de andares que podem ser adquiridos pelas construtoras, de acordo com a legislação municipal. Isso favorece a indústria dos arranha-céus à beira mar.

    Sócias do projeto, a construtora FG e a Havan deveram pagar a prefeitura o equivalente de 3,1 milhões de reais em outorga, pelo uso de instrumentos que permitem aumentar a altura do edifício.

    Com informações NSC Total