Semana deve ser chuvosa em Santa Catarina; veja previsão

Semana deve ser chuvosa em Santa Catarina; veja previsão

10 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Conforme a Defesa Civil, a atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, intensifica o mau tempo

    A semana começa com previsão de muita chuva em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, a atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, intensifica o mau tempo no Estado.

    Confira a previsão do tempo para os próximos dias

    Segunda-feira (10)

    Nesta segunda-feira (10), a presença de instabilidades atmosféricas junto ao fluxo de umidade vindo da região amazônica provocam chuvas intensas, volumosas e persistentes em Santa Catarina. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, o risco é alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Nas demais regiões, a chuva deve ocorrer na forma de pancadas, com menor intensidade e persistência. No fim do dia, as rajadas se intensificam entre o Oeste e o Planalto Sul, podendo chegar a 70 km/h.

    Terça-feira (11)

    Ao longo da terça-feira (11), a chegada de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul intensifica o fluxo de umidade da região amazônica sobre Santa Catarina. Por isso, segue provocando chuvas de forma mais abrangente, persistente e volumosa. O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto. Não se descarta a possibilidade de temporais isolados, especialmente no centro-leste catarinense. As temperaturas, no período da tarde, variam entre 17°C e 21°C em todo o estado.

    Quarta-feira (12)

    Na quarta-feira (12), ocorre a formação de um ciclone extratropical com uma frente fria associada. Com isso, a chuva segue na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, por vezes na forma de temporais isolados. Entre Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, pode ocorrer alagamentos e deslizamentos. Nas demais áreas do Estado, o tempo fica nublado, com chance de chuvas fracas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul.

    Quinta-feira (13) e Sexta-feira (14)

    Entre a quinta (13) e a sexta-feira (14), o ciclone se afasta para o mar, mas a frente fria permanece estacionada entre Santa Catarina e Paraná. Esta condição mantém o tempo instável, com chance de temporais isolados e provoca chuva persistente, especialmente no norte catarinense.