Família negra é alvo de comentários racistas após publicar vídeo vestindo traje da Oktoberfest

Família negra é alvo de comentários racistas após publicar vídeo vestindo traje da Oktoberfest

11 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • A organização da festa repudiou os comentários.

    A organização da 37ª Oktoberfest e o Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt repudiaram comentários contra um homem e sua enteada, ambos negros, por conta de um vídeo onde vestem um traje típico da festa. O vídeo, publicado na rede social TikTok, recebeu comentários racistas. Internautas questionaram e atacaram a dupla: “A Oktober não é lugar deles” escreveu uma das pessoas. “Estão comemorando a oktoberfest porque? Vocês não são descendentes de alemão”, disse outra. Entre outros comentários com ataques.

    Hildebrandt publicou um vídeo repudiando os comentários e frisando que “a Oktoberfest de Blumenau não tem cor”. O prefeito se encontrou com a família, que é de Blumenau, e gravou um vídeo.

    “É feita para blumenauenses, como o Márcio e a Penélope, e para todos os que nos visitam e escolhem Blumenau como sua. Todos são bem-vindos e a mistura de raças e cores é o que torna nossa festa e nossa Cidade ainda mais bonita! Não ao preconceito, não ao racismo e sim a tradição, a cultura, a festa, a alegria e ao retorno da nossa amada Oktoberfest”, escreveu o prefeito na legenda do vídeo.

    Após a repercussão, muitos internautas fizeram comentários positivos, para apoiar e defender a família.

    Confira o vídeo:

    A organização da 37ª Oktoberfest repudiou os ataques, por meio de nota.

    Nota de Repúdio

    A Organização da 37ª Oktoberfest repudia qualquer tipo de discriminação seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade. Acreditamos ainda que a festa seja um lugar de confraternização, alegria e respeito, que não tem cor.

    Comentários racistas aconteceram no domingo, após a postagem de um vídeo no tiktok, onde o rapaz junto com sua enteada, postaram um vídeo (antes/depois), com o traje da Oktoberfest e eles na festa. Por conta de serem negros, várias comentários racistas como “A Oktober não é lugar deles” “Estão comemorando a oktoberfest porque? Vocês não são descendentes de alemão” estavam na publicação.

    A Organização da festa destaca que a Oktoberfest está aberta aos turistas e visitantes, buscando receber todos da melhor maneira possível. Com isso, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem-vindas e devem ser punidas dentro da lei.

    Com informações SCC10