Dez cães envenenados são encontrados na mesma rua em SC

Dez cães envenenados são encontrados na mesma rua em SC

20 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Caso ocorreu no bairro Verdinho; cinco cães morreram, outros agonizaram, mas sobreviveram

    Cinco cães foram encontrados mortos em uma mesma rua, no bairro Verdinho, em Criciúma, na última terça-feira, 18. O caso está sendo tratado como suspeita de envenenamento pelo Núcleo de Bem Estar Animal, que foi acionado pela Polícia Militar para tratar da ocorrência.

    De acordo com o coordenador do Núcleo de Bem Estar Animal de Criciúma, Christophe Maximiano Lima, o órgão foi chamado pela PM na noite de segunda-feira. Na ocasião, cerca de 10 cães apresentavam suspeita de envenenamento, sendo que alguns estavam agonizando e, outros, já mortos.

    “Quando chegamos no outro dia para recolher os animais, nos deparamos com cinco cães mortos. Os outros conseguiram sobreviver, provavelmente comeram por último, comeram menos veneno. Agonizar e tiveram mal estar, mas não vieram a óbito”, relatou.

    Os animais foram recolhidos e um deles, uma cadela, foi escolhida para a autópsia. No procedimento, foi recolhido o resíduo de um alimento suspeito no estômago, que será encaminhado para a Polícia Civil para que, então, seja aberto um inquérito de investigação do caso. O resíduo será analisado para saber qual foi a substância que teria resultado na morte dos animais e se, de fato, ocorreu o envenenamento.

    Todos os cães eram de rua e, segundo Christophe, estavam muito próximos uns dos outros, cerca de 50 metros na mesma rua. O Núcleo de Bem Estar Animal ainda aguarda pelo laudo que confirma a causa da morte, mas já trata como envenenamento.

    “Enquanto não houver laudo oficial, não podemos afirmar 100%. Mas todos os cães estavam agonizando e, pela cena que encontramos, olhando os animais, provavelmente foi envenenamento. Resta saber qual foi a substância”, comentou.

    Com informações SCT do Dia