Decisão do TSE que concedia 164 direitos de resposta a Lula é suspensa

Decisão do TSE que concedia 164 direitos de resposta a Lula é suspensa

21 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • A medida acontece em resposta a um pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro

    A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, na quinta-feira (20), a decisão que concedia 164 direitos de resposta ao candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida acontece em resposta a um pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegou perda “drástica” do espaço de televisão na reta final para o segundo turno.

    Isso porque, no caso, as inserções de Lula seriam realizadas no espaço destinado anteriormente à propaganda eleitoral do chefe de Estado. “O procedimento é incompatível com a celeridade inerente aos processos de direito de resposta, bem assim com a colegialidade que norteia os julgamentos sobre propaganda”, defendeu a ministra, acrescentando que o caso será analisado pela Corte.

    Na quarta-feira (19), o TSE concedeu a Lula 184 inserções de 30 segundos, enquanto Bolsonaro recebeu 14 direitos de resposta, também de 30 segundos. Com isso, o petista teria cerca de 340 comerciais a mais na comparação com o atual presidente até o final do segundo turno. As decisões englobaram representações das campanhas, que recorreram contra a veiculação de informações inverídicas pelos concorrentes.

    Com informações SCC10