Avião faz pouso de emergência na Colômbia com combustível quase no fim

Avião faz pouso de emergência na Colômbia com combustível quase no fim

20 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Por causa do mau tempo, após duas tentativas, piloto pousou com combustível para voar só mais 6 minutos

    Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência com apenas seis minutos de combustível remanescente nos tanques, em Montería, na Colômbia. O episódio foi registrado na última segunda-feira (17) e só foi revelado nesta quinta-feira (20) após um passageiro fotografar o painel do avião.

    A aeronave, um Airbus A320Neo, teria que ter ao menos 30 minutos de combustível ao pousar — é a chamada “reserva final”. A exigência, similar à adotada no Brasil, está no regulamento colombiano de aviação civil.

    A Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, vai investigar o caso, segundo o jornal El Tiempo. Em nota, a Viva Air disse que cumpre o regulamento colombiano de aviação e que colabora com a investigação do caso.

    Rota

    O voo 8332 decolou de Cali às 10h45 (12h45 em Brasília) com destino a Riohacha, ambas cidades colombianas. Diante do mau tempo, o avião ficou voando em círculos perto do aeroporto à espera da melhora no clima. Com a demora, o piloto da aeronave resolveu seguir para Rio Negro, perto de Medellín, o mesmo aeroporto onde o avião da Chapecoense pretendia pousar em 2016.

    A aterrissagem em Rio Negro também falhou por causa do tempo, e quando a aeronave ficou com menos combustível do que o necessário para 30 minutos de voo, o piloto declarou emergência, o que lhe dá prioridade para pouso, e seguiu para Montería. O voo aterrissou 3 horas e 20 minutos depois de decolar de Cali.

    Chapecoense

    Um caso conhecido de infração à norma de aviação civil relacionada ao combustível, foi a queda do avião com a delegação da Chapecoense, também na Colômbia. O acidente foi no dia 28 de novembro de 2016.

    Na ocasião, o piloto não relatou ao controle de tráfego aéreo que voava com combustível abaixo do mínimo exigido. Sem combustível, o avião caiu perto do aeroporto de Medellín. Ao todo, 71 pessoas morreram.

    Com informações SCC10