Projeto de Lei institui a Semana da Cultura Gospel em Chapecó

Projeto de Lei institui a Semana da Cultura Gospel em Chapecó

27 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • O Poder Legislativo de Chapecó, em sessão ordinária, aprovou Projeto de Lei (PL), que instituiu no calendário oficial do município, a Semana da Cultura Gospel. O projeto que é de autoria do vereador Neuri Mantelli (PL), tem o propósito de divulgar a cultura por intermédio de exposições, palestras, cultos religiosos e espetáculos artísticos.

    O projeto determina que a semana gospel seja realizada na primeira semana de junho, em virtude que neste mês, também é comemorado o Dia do Pastor Evangélico. “Em Santa Catarina, algumas cidades já promovem essas ações via projeto de lei, como em Blumenau e Balneário Camboriú. Não são apenas de cunho teológico onde cita-se a disseminação do evangelho de Cristo e a contribuição para o melhoramento da sociedade, mas também de cunho econômico, onde através da realização dos eventos, busca-se uma maior visibilidade da cultura gospel”, lembrou o vereador Neuri Mantelli.

    Histórico

    Etimologicamente, a palavra “Gospel” é considerada uma supressão das palavras “God” e “Spell”, que traduzidas da língua Inglesa para a língua portuguesa significam “Deus” e “palavra”. A partir da união das palavras, teria surgido o termo “gospel”, que significa, “palavra de Deus”. O termo surgiu nos Estados Unidos, onde foram dados os primeiros passos desta cultura. A cultura gospel, em especial a música gospel, foi reconhecida no Brasil como um movimento cultural, através da aprovação da Lei 12.590/2012, que altera a Lei 8.313, de 23 de dezembro de 1991 (Lei Rouanet).