Com mais de 70% dos votos, Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

Com mais de 70% dos votos, Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

31 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • O candidato Jorginho Mello (PL) foi eleito matematicamente como governador de Santa Catarina, com 70,69% votos válidos. Jorginho disputava o cargo com o candidato Décio Lima (PT), que ficou em segundo lugar, com 29,31% dos votos. Até o momento foram apurados 99,56% das urnas.

    O candidato do Partido Liberal (PL) terá ao seu lado a vice-governadora a delegada Marilisa Boehm. Jorginho votou às 10h30min, deste domingo (30), na Escola de Educação Básica Melo e Alvim, em Herval d’Oeste. Já a delegada votou por volta das 10h, na Escola Básica Professor Germano Timm, no bairro América, em Joinville.

    Conheça Jorginho Mello, eleito como governador de Santa Catarina

    Eleito como governador de Santa Catarina, Jorginho Mello é formado em Estudos Sociais, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Administração e Direito pela Universidade do Sul de SC. Foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), durante 27 anos. Iniciou a vida política aos 18 anos, quando foi eleito como vereador de Herval d’Oeste.

    Pelo Partido Liberal (PL), elegeu-se deputado estadual à Assembleia Legislativa. O candidato foi reeleito três vezes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi presidente da Alesc e, nessa condição, assumiu como governador interino entre 9 a 20 de outubro de 2009.

    Em 2010, pelo PSDB, elegeu-se como deputado federal, reelegendo-se em 2014, pelo Partido da República (PR), depois passou a ser chamado de Partido Liberal. Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito senador. Posteriormente foi líder no Senado. Em 30 de outubro de 2020 foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo vice-líder do governo no Congresso.

    O candidato nasceu em 15 de julho de 1956, em Ibicaré. Pai de Bruno e Felipe Freitas Mello.

    Quem é a delegada Marilisa Boehm:

    Primeira delegada mulher de Joinville, com 25 anos de carreira na Polícia Civil, a joinvilense Marilisa Boehm (PL), de 57 anos, é a candidata a vice-governadora na chapa liderada por Jorginho Mello (PL), candidato ao governo. Marilisa se formou em Direito aos 21.

    Ajudou a fundar a Delegacia da Mulher de Joinville, onde foi titular entre 1990 a 2014. Neste período, ela também atuou como delegada regional entre 1999 a 2002, comandando os municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco, Garuva e Araquari.

    Também participou da criação da Coordenadoria da Mulher em Joinville, projeto que oferece apoio jurídico e terapêutico a mulheres vítimas de violência e às suas famílias.