“Sensível” e “nervoso à toa”, diz Lula sobre o mercado financeiro

“Sensível” e “nervoso à toa”, diz Lula sobre o mercado financeiro

11 de novembro de 2022 Off Por Editor



  • Bolsa caiu e dólar teve alta após declaração do presidente eleito sobre responsabilidade fiscal

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (10) que o mercado financeiro é “sensível” e que “fica nervoso à toa”. A declaração foi dada após o mercado reagir negativamente a uma declaração do petista sobre responsabilidade fiscal.

    “O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso. É engraçado que esse mercado não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, disse Lula.

    Mais cedo, o presidente eleito havia dito que “as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal” e criticou o teto de gastos. Após as declarações, na tarde desta quinta, o dólar registrava alta de 2,4% em relação ao dia anterior, sendo vendido a R$ 5,3064. Já o Ibovespa, principal índice da B3, teve queda de 3,30%, chegando aos 109.826 pontos.

    Questionado sobre o tema, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), saiu em defesa de Lula. Afirmou que o ex-presidente falou sobre a questão social e sobre a questão fiscal e ressaltou que não há incompatibilidade entre elas. “O presidente Lula já foi presidente da República, assumiu com uma dívida sobre o PIB de 60% e, quando transferiu [o governo], a dívida era menos de 40% do PIB. Ou seja, baixou de 60% para 40% a dívida sobre o PIB, teve superávit todos os anos… Então se alguém teve responsabilidade fiscal foi o governo Lula”, afirmou.

    Pelo Twitter, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que Lula não “enfatizou investimentos na área social em detrimento do equilíbrio fiscal” e disparou: “Onde estavam quando Bolsonaro fez gastança na pré-campanha eleitoral?”.