Como ver se seu voo foi cancelado ou atrasado? Saiba situação nos aeroportos de SC

Como ver se seu voo foi cancelado ou atrasado? Saiba situação nos aeroportos de SC

19 de dezembro de 2022 Off Por Editor



  • Os aeroportos em Santa Catarina ainda não se manifestaram sobre cancelamentos ou atrasos de voos no início desta semana. Ontem domingo (18), tripulantes rejeitaram a proposta apresentada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), e decidiram pela manutenção da greve a partir desta segunda (19). Com isso, os passageiros devem ficar atentos as notificações das companhias a respeito de interferências nas viagens.

    Por conta da decisão, há a possibilidade de atraso, por exemplo, nas decolagens programadas entre as 6h e as 8h nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Galeão e Santos Dumont (Rio), Viracopos (Campinas), Porto Alegre, Fortaleza, Brasília e Confins (Belo Horizonte). Em Santa Catarina, no entanto, não há informações sobre possíveis problemas.

    Para acompanhar a situação, no entanto, existem algumas formas. O Floripa Airport, por exemplo, disponibiliza um canal no site onde o passageiro pode acompanhar em tempo real a situação do voo. O mesmo recurso também é disponibilizado pelos aeroportos de Navegantes e Joinville.

    Entenda a situação dos aeronautas

    Os aeronautas aprovaram na quinta (15) a realização de greve por tempo indeterminado a partir de segunda. A data coincide com a semana que antecede o Natal e, portanto, período de pico de viagens aéreas.

    Na sexta, a ministra Maria Cristina Peduzzi, do TST, atendeu parcialmente um pedido das aéreas e determinou a manutenção de 90% do dos tripulantes seguissem na ativa.

    A leitura do sindicato dos aeronautas é a de que o desenho definido para a greve permite que ela continuasse, ao mesmo tempo que em a decisão seria cumprida. Os tripulantes seguiriam trabalhando e se apresentariam a seus postos de trabalho, mas atrasariam as decolagens do início da manhã. A estimativa do sindicato é de que os voos com partidas entre 6h e 8h representariam de 1% a 2% dos tripulantes na ativa no horário.

    Optaram por não aceitar a proposta fechada com o Snea 76,3% dos pilotos, copilotos e comissários de bordo que votaram. Ao todo, 5.767 votaram na assembleia online que teve início às 22h de sábado e terminou neste domingo, por volta de 15h.

    A proposta apresentada pelo Snea no TST previa a renovação da atual convenção coletiva dos aeronautas, reajuste de salários e benefícios pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5% de ganho real (acima da inflação) e a inclusão de uma nova cláusula que autoriza os tripulantes a venderem voluntariamente algumas folgas.

    Com informações NSC Total