Alckmin assume Presidência da República pela primeira vez

Alckmin assume Presidência da República pela primeira vez

23 de janeiro de 2023 Off Por Editor



  • Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a Presidência da República pela primeira vez. A transmissão de cargo foi no fim da tarde deste domingo (22), na Base Aérea de Brasília. O vice, que também é titular da pasta da Indústria e Comércio, ficará no comando do País até quarta-feira (25), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiver fora em sua primeira viagem internacional. O petista vai à Argentina e Uruguai.

    Alckmin foi governador de São Paulo por três mandatos, antes de ser eleito na chapa com Lula. Foram 12 anos à frente do Palácio dos Bandeirantes (2001-06 e 2011-18). Também tentou se eleger presidente por duas vezes. Em 2006 foi derrotado pelo próprio Lula no segundo turno. Doze anos mais tarde, em 2018, concorreu novamente, e ficou em quarto lugar; viu Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputarem a segunda etapa do pleito.

    Em 2021, Alckmin deixou o PSDB — partido que ajudou a fundar –, em meio a disputas internas. Ele estava na sigla desde 1988. Em março de 2022, filiou-se ao PSB e abriu caminho para compor com Lula a chapa vitoriosa das últimas eleições.