Brasil deve receber mais de 45 milhões de pessoas no Carnaval 2023

Brasil deve receber mais de 45 milhões de pessoas no Carnaval 2023

6 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro são as cidades que mais atraem turistas no período

    Após dois anos suspenso, por conta da Pandemia da covid-19, o Carnaval volta com força total e deve receber 46 milhões de pessoas. Esta é a estimativa do Ministério do Turismo. A maior festa popular brasileira acontece entre os dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente.

    “O retorno do carnaval neste ano terá um grande impacto na nossa economia, atraindo milhões de brasileiros e estrangeiros para as festividades no país. Isso só corrobora a força do turismo, como uma cadeia econômica capaz de criar empregos e gerar renda para a população, além de contribuir para a valorização da cultura nacional, bastante celebrada durante o período”, afirma a ministra Daniela Carneiro.

    O que esperar do carnaval em 2023

    Em SP são esperadas 15 milhões de pessoas;
    No Rio são esperados 5 milhões de foliões entre bloquinhos e desfile no sambódromo;
    Em BH a expectativa é de atrair 5 milhões de pessoas;
    Salvador espera receber 800 mil turistas;
    Recife aguarda 2 milhões de pessoas;

    Setor hoteleiro

    Segundo o ministério do Turismo, a maior movimentação de foliões pelas cidades impacta diretamente no setor hoteleiro. Em Fortaleza (CE), por exemplo, os hotéis estão otimistas com a ocupação de 80% dos quartos disponíveis. Já em João Pessoa (PB), a prefeitura afirma que o índice pode chegar a 75% no período.

    Economia

    O turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o Carnaval. É o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado na última quarta-feira (25.01). Se concretizado, o montante deverá ser o segundo maior já arrecadado dos últimos 11 anos, perdendo apenas para 2020, quando o volume das atividades chegou a R$ 8,47 bilhões. A cifra é 26,9% maior que o contabilizado no ano passado.

    Emprego

    A festividade também deve criar empregos temporários para os brasileiros. A estimativa é de que sejam ofertados cerca de 24,6 mil vagas no período da folia. A maioria delas deve ser para o segmento de bares e restaurantes, com 4,4 mil oportunidades para cozinheiros e 3,45 mil para auxiliares de cozinha. Os profissionais da limpeza também serão requisitados, com a perspectiva de geração de 2,21 mil vagas.