Lula diz que privatização da Eletrobras foi “contra os interesses do povo brasileiro”

Lula diz que privatização da Eletrobras foi “contra os interesses do povo brasileiro”

8 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • “O governo tem 40% das ações, e o governo só pode participar da direção como se tivesse 10%”, afirma o presidente

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem terça-feira (7) que a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolará ação na Justiça para que o governo possa rever o contrato de privatização da Eletrobras, chamado pelo petista de “leonino” e contrário ao Executivo Federal. As declarações foram dadas durante encontro de Lula com blogueiros no Palácio do Planalto.

    “Você precisava ler o que foi o resultado da privatização da Eletrobras. A Eletrobras, o governo tem 40% das ações, e o governo só pode participar da direção como se tivesse 10%. Se amanhã o governo tiver interesse de comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Ou seja, foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras”, iniciou Lula.

    Na sequência, pontuou: “Nós, inclusive, possivelmente o Advogado-Geral da União [Jorge Messias], vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo. Porque é contra o governo. Tanto na participação acionária, nós queremos ter mais gente na direção e mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar, porque você vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional, maquiavélica, que nós não podemos aceitar”.

    Ainda de acordo com Lula, se o governo conseguir fazer a economia crescer, as “coisas forem bem” e o Executivo puder comprar mais ações da Eletrobras, vai comprar. “Se o governo tem 40%, ele precisa ter maioria na direção dessa empresa”, pontuou o presidente.

    Depois, disse que o processo de privatização da companhia “foi errático” e “leonino contra os interesses do povo brasileiro”. “Foi uma privatização lesa-pátria, a começar pelo salário dos conselheiros e a começar pelo fato de que o governo só tem 10% de participação, quando ele tem 40% das ações”, complementou.