Terremoto na Turquia: número de mortos ultrapassa os 37 mil

Terremoto na Turquia: número de mortos ultrapassa os 37 mil

13 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Idosa foi resgatada de escombros depois de 176 horas sob escombros

    O número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassou os 37 mil, nesta segunda-feira (13), segundo autoridades locais. Após uma semana dos fortes terremotos que atingiram os dois países, um de magnitude 7,7 e outro de 7,6 na escala Richter, sobreviventes ainda são encontrados.

    Segundo a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia, até o momento 31.643 pessoas morreram em decorrência do tremor de terra no país. O canal de notícias Aljazeera informou que pelo menos 5.714 vítimas fatais já foram encontradas na Síria.

    O somatório de mortos na Síria depende dos comunicados do governo local, do presidente Bashar al-Assad, e dos dados divulgados pelos Capacetes Brancos, que trabalham no resgate na área controlada pelos rebeldes sírios, no noroeste do país.

    O chefe de ajuda da ONU, Martin Griffith, afirmou, em uma entrevista para a Sky News, que o total de mortos nos dois países deve chegar aos 50 mil.

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, visitou a Síria no domingo (12), e disse em uma publicação no Twitter que viu “em primeira mão o preço insuportável que o terremoto causou nas pessoas na Síria. Equipes da OMS estão trabalhando nas áreas afetadas com o objetivo de expandir ainda mais em todo o país, inclusive no noroeste. Mas muito mais ajuda é necessária”.

    A ONU e a OMS tentam, agora, aumentar o número de trechos da fronteira abertos para a entrega de suprimentos para a região noroeste. Até domingo, apenas uma passagem para entrega de ajuda havia sido autorizada pelo Conselho de Segurança, na região de Baba Al-Hawa.

    Sobreviventes

    Com o passar das horas, a chance de encontrar sobreviventes vai diminuindo. Mesmo assim, histórias de pessoas resgatadas sob os escombros após mais de uma semana ainda surgem.

    Nesta segunda, após 176 horas debaixo do que antes era sua casa, a idosa Serap Dönmez foi resgatada no distrito de Antakya, em Hatay, na Turquia. O filho da senhora foi flagrado pela emissora estatal TRT Haber chorando de emoção. Ela foi socorrida e encaminhada a um hospital.

    Desabrigados

    Mais de 158 mil pessoas foram evacuadas de áreas atingidas pelo terremoto na Turquia, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que cerca de 5,3 milhões de pessoas podem estar desabrigadas após os terremotos.

    Segundo o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, tremores secundários continuam no noroeste da Síria, forçando as pessoas a deixarem suas casas.

    As equipes de defesa civil da Síria concluíram as operações de busca e salvamento no sábado (11) e passaram a remover destroços e recuperar corpos, mas os esforços estão sendo prejudicados pela escassez de combustível e falta de máquinas e veículos.