Imagens fortes mostram maus-tratos contra idosos em asilo em SC

Imagens fortes mostram maus-tratos contra idosos em asilo em SC

28 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Funcionários denunciaram as agressões aos moradores e as condições precárias na instituição

    Vídeos registrados por câmeras de monitoramento e por funcionários do Asilo Lar Menino Deus, de Lages, na Serra Catarinense, mostram idosos sendo agredidos e mantidos em situação insalubre na instituição. As imagens foram obtidas com exclusividade, e denunciam a condição que os residentes vivem no local.

    Fundado em 2001, o asilo Lar Menino Deus fica localizado no bairro Petrópolis, em Lages, e atualmente abriga 60 idosos na instituição. Cerca de 30 funcionários, como cuidadores e enfermeiros, trabalham na unidade e auxiliam no atendimento dos moradores.

    Segundo uma funcionária, que não quis se identificar, a gestão do asilo foi trocada em dezembro de 2022, quando houve a demissão de 13 colaboradores que trabalhavam com os idosos há anos. Na equipe, integravam nove técnicos em enfermagem, que foram demitidos, pois, segundo a diretoria do asilo, não havia condições de pagar o piso salarial dos profissionais.

    “Foram colocados funcionários não tão qualificados, dentre eles, mostra no vídeo, um deles agredindo um idoso e os outros presenciando a agressão. Até onde a gente sabe esse funcionário foi demitido, porém os outros que presenciaram a agressão continuam trabalhando e ainda foram promovidos”, disse a funcionária.

    Agressões

    Em um vídeo registrado no dia 18 de janeiro de 2023, um funcionário aparece segurando um idoso pelo braço com violência e o arrastando pelo corredor da unidade. Outro funcionário presencia a ação e não reage.

    Outro vídeo gravado por um funcionário do asilo mostra um idoso sentado no chão, com fezes espalhadas pelo quarto, que estava trancado. Na gravação ele relata “não é de agora isso aqui. Não tem 30 minutos que peguei o plantão”.

    No dia 26 de janeiro, um vídeo das câmeras de monitoramento mostra um funcionário empurrando e segurando pelos braços um idoso no corredor do asilo.

    Segundo a funcionária, as agressões e as condições foram denunciadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), que, junto aos denunciantes, registraram as queixas no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

    “Tem funcionários que viram e presenciaram as agressões, que visualizaram, e que foram junto ao COMDI, foram junto ao Ministério Público fazer denúncias, mas até agora não houve um retorno da instituição”, afirmou a funcionária.

    O Ministério Público afirmou à reportagem que recebeu a denúncia, e a situação está sendo investigada pela Promotoria de Justiça que atua na área da Cidadania. Afirmou, ainda, que no momento, é o que pode ser informado.

    Condições precárias na instituição

    Além das condições do local e do tratamento dos idosos, outra funcionária, que também não quis se identificar, afirmou que faltam equipamentos de proteção individual (EPIs) para o trabalho dos profissionais, além do acúmulo de funções que executam.

    “Antes, no asilo, a gente tinha a equipe completa e cada um tinha a sua função. O funcionário que era da limpeza, limpava o chão, e a gente ficava no cuidado dos idosos. Agora não, o cuidador tem que limpar o chão, tem que limpar banheiro e cuidar do idoso. Antes, na outra administração, não faltava EPI, não faltava nada. Agora falta material para fazer curativo, para EPIs, luvas e essas coisas” – Denunciou a funcionária

    O que diz o asilo Lar Menino Deus

    Por meio de nota, o Asilo Lar Menino Deus afirmou que foi criada uma sindicância interna para a apuração dos fatos, que a coordenadora foi afastada e todos os empregados envolvidos foram demitidos. Informou, ainda, que repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e que está tomando medidas necessárias. Confira a nota completa do asilo:

    A Diretoria do Asilo Lar Menino Deus vem a público esclarecer que diante de fatos estranhos a atividade e indícios de maus tratos a idosos acontecidos no interior do asilo por parte da equipe de cuidadores, tomou as seguintes providências:

    − Foi criada uma Sindicância interna para apuração dos fatos;

    − A Coordenadora da casa foi afastada até o encerramento da sindicância, e;

    − Todos os empregados envolvidos nos fatos já foram demitidos.

    O Asilo Lar Menino Deus repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e está tomando medidas para que pessoas mal intencionadas não façam parte do seu quadro funcional.

    E, até o encerramento da sindicância interna, qualquer conclusão nesse momento será meramente especulativa e temerária.

    Atenciosamente,

    Direção do Asilo Lar Menino Deus

    Com informações SCC10