PF combate organização criminosa dedicada ao descaminho de vinhos argentinos no extremo oeste

PF combate organização criminosa dedicada ao descaminho de vinhos argentinos no extremo oeste

2 de março de 2023 Off Por Editor



  • A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2/3) a Operação Zéfiro visando ao desmantelamento de organização criminosa dedicada a importação irregular, em larga escala, de vinhos argentinos para o Brasil. Na ação de hoje, a PF cumpre sete mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de São José do Cedro/SC, Dionísio Cerqueira/SC e Barracão/PR.

    A investigação teve início após a prisão em flagrante de seis indivíduos, pelo crime de descaminho, ocorrida em setembro de 2021, quando esses realizavam o carregamento de 1.400 caixas de vinhos argentinos em um caminhão na sede de uma empresa situada na cidade de Barracão/PR, de onde a carga seria conduzida até São Paulo.

    Além da utilização de empresas de fachada, o grupo realizava a lavagem do dinheiro oriundo da atividade criminosa por meio de movimentação financeira em contas de “laranjas”.

    Junto com os mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal também deferiu pelo sequestro de bens e valores de alguns investigados e empresas que eram utilizadas nas atividades delituosas.

    Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 22 anos de reclusão.

    O nome da operação, Zéfiro, é uma expressão advinda da mitologia grega cujo significado é “vento do oeste” e faz referência à região em que o grupo criminoso atuava.

    Delegado de Polícia Federal Felipe Martins Perez Garcia tem mais informações