41% dos brasileiros avaliam o governo Lula como ótimo ou bom

41% dos brasileiros avaliam o governo Lula como ótimo ou bom

20 de março de 2023 Off Por Editor



  • Já 24% avalia o governo como ruim ou péssimo

    A pesquisa Ipec, antigo Ibope, obtida pelo SBT News neste domingo (19), trouxe dados referentes a maneira como o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) está governando o País. Os dados mostram que 41% dos brasileiros avaliam o governo Lula como ótimo ou bom.

    Já para 30% mostra que o governo Lula está regular e, para 24%, é ruim ou péssimo. Além disso, a pesquisa mostra que 57% aprova a maneira como está governando o Brasil. Outros 35% desaprovam o governo e 8% não sabem ou não responderam.

    Bolsonaro não é culpado pelos atos golpistas

    Para 51% dos pesquisados, o ex-presidente Jair Bolsonaro não é culpado pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Já para 22%, Bolsonaro deve ser julgado e perder direitos políticos e outros 19% consideram que o ex-presidente deve ser preso.

    Desempenho é inferior aos 2 mandatos anteriores

    Lula 3 supera o começo de mandato de Jair Bolsonaro. No entanto, o levantamento do Ipec mostra que o desempenho é inferior ao de mandatos anteriores do petista.

    Em março de 2003, Lula obteve 51% da aprovação, 36% avaliação regular e 7% de ruim ou péssimo.

    No segundo mandato, a pesquisa de março de 2007 mostra que o petista tinha 49% de aprovação, 33% de regular e 16% ruim ou péssimo.

    O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou nas redes sociais que a pesquisa foi ‘muito positiva’ mesmo diante das ‘péssimas condições que o novo governo recebeu o país’.

    “Considerando as péssimas condições em que o governo @LulaOficial recebeu o país, inclusive com a Administração Pública destruída e “aparelhada” por ideologias exóticas, penso que a pesquisa IPEC foi muito positiva. Minha avaliação é de que a tendência é a melhoria dos índices”, analisa Dino.

    O levantamento foi realizado em parceria com O Globo, entre os dias 2 e 6 de março, sendo ouvidas 2 mil pessoas, em 128 municípios brasileiros, com índice de confiança de 95%.