Estudo de Mobilidade aponta 358 mil viagens por dia em Chapecó

Estudo de Mobilidade aponta 358 mil viagens por dia em Chapecó

22 de março de 2023 Off Por Editor



  • Em Chapecó são realizadas 358 mil viagens por dia e 26% disso ocorre das 7h às 8h e das 18h às 19h. A informação foi divulgada em audiência pública realizada na noite de terça-feira, no auditório da Prefeitura de Chapecó, para apresentação da atualização do Plano de Mobilidade Urbana do Município. A apresentação foi realizada pela equipe da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), composta por Fernanda Beckhauser Mallon, Victor Marques Caldeira e Rodolfo Nicolazzi Philippi. A abertura da audiência foi realizada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valmor /Scolari. Também esteve presente o engenheiro de trânsito da Diretoria de Segurança Pública, Eduardo Festa, além de representantes do ConCidade e da comunidade em geral.
    A FEPESE foi contratada pela Administração Municipal para atualizar o estudo feito pelo LabTrans, da UFSC, em 2015. Naquele ano a frota era de 155 mil veículos. Em 2016 passou para 159,8 mil, em 2021 chegou a 199,8 mil e agora já passa dos 200 mil.

    O local de maior fluxo é a rotatória da bandeira, com 30 mil veículos por dia. Neste ponto a Administração Municipal já está com uma obra de melhoria da mobilidade urbana, que é a construção do Elevado da Bandeira, com previsão de conclusão no ano que vem.
    Outras vias de grande fluxo são as avenidas Attilio Fontana e Nereu Ramos, com pontos com mais de 15 mil veículos por dia.
    De acordo com o estudo a maioria, 49%, faz o deslocamento de automóvel. Outros 23% se locomovem a pé, 17% com transporte coletivo, 9% com motocicleta e 1% de bicicleta.
    No transporte coletivo, são 31 mil passageiros por dia, em 990 viagens por dia.
    Também foram apresentadas as pesquisas e opinião. O próximo passo agora é a elaboração das propostas, que serão entregues em abril e, posteriormente, apresentadas em nova audiência.
    Estas propostas vão contemplar questões como a viabilidade de implantação de um sistema binário ou com ruas de mão única, ciclofaixas, rotatórias ou novas vias. Serão ações para curto, médio e longo prazo.