China suspende embargo à carne bovina brasileira

China suspende embargo à carne bovina brasileira

23 de março de 2023 Off Por Editor



  • As importações foram suspensas temporariamente em fevereiro, após o país confirmar um caso de vaca louca

    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou, nesta quinta-feira (23), que a China decidiu suspender o embargo à carne bovina brasileira. As importações foram suspensas temporariamente em fevereiro, após o país confirmar um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina – mal da “vaca louca” – em uma propriedade no Pará.

    Segundo o ministro, a liberação dos envios, ainda sem data prévia, englobará apenas carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março. “Isso é um passo para que o Brasil avance com oportunidades para a pecuária”, disse o Fávaro, que se encontrou com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua.

    O acordo para suspensão do embargo acontece três dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcar para a China. Na comitiva, estarão mais de 200 pessoas, entre políticos e empresários, que devem ser recebidos pelo presidente chinês, Xi Jinping, e outras autoridades. A turnê brasileira busca, sobretudo, negócios comerciais e investimentos.