“Superpedido” de impeachment contra Lula é apresentado

“Superpedido” de impeachment contra Lula é apresentado

29 de março de 2023 Off Por Editor



  • Encabeçado pelo Partido Liberal, deputados de oposição ao governo protocolaram um “super pedido” de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (29).

    A proposta, anunciada na Câmara dos Deputados, vem um dia antes da volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil.

    Na solicitação, os deputados alegam suposto crime de responsabilidade da parte de Lula, e destacam comentários do presidente a respeito do senador Sergio Moro (União-PR), dados em entrevista ao portal Brasil 247, no último dia 23 de março. Os parlamentares afirmam que Lula fez uma “ameaça” – ao dizer que gostaria de se vingar de Moro – à autoridade do Poder Legislativo.

    Em linhas gerais, o documento também alega que houve ataque às instituições de combate à corrupção e considera incapacidade do governo em “aglutinar coesão em torno de um plano nacional no Congresso Nacional”. Deputados também afirmam que a condução do mandatário tem provocado instabilidade econômica, financeira e social.

    O pedido foi conduzido pelo líder do PL na Câmara, deputado Carlos Jordy (RJ) e pelo vice-líder do partido, Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Os parlamentares defendem que, apesar de a iniciativa ter partido da sigla de Bolsonaro, a proposta recebeu apoio de outras legendas. O endosso foi dado por outros 30 parlamentares.

    Segundo Bragança, a participação de outros deputados veio “de livre e espontânea vontade”. Leia a íntegra do pedido:

    Pedido impeachment AQUI