Dois adolescentes são apreendidos após ameaça falsa em escola no Meio-Oeste

Dois adolescentes são apreendidos após ameaça falsa em escola no Meio-Oeste

12 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Conforme a PMSC, adolescente disse que a ameaça era falsa

    Dois adolescentes de 14 anos foram apreendidos por suspeita de terem escrito uma ameaça contra uma escola, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina.

    Os adolescentes foram apreendidos nesta quarta-feira (12), após escreverem no banheiro da unidade a frase “ataque dia 20/04”.

    Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a ameaça foi descoberta pela direção e por policial do Proerd, que estava na escola fez a apreensão dos adolescentes.

    Os dois infratores e testemunhas foram levados à delegacia. Conforme a polícia, após ouvidos em depoimento, foi descoberto que a atitude era uma “brincadeira de mau gosto”.

    Não havia indícios de que um ataque à escola fosse ocorrer no dia 20 de abril. Segundo a polícia, um dos adolescentes admitiu foi uma brincadeira e que não há nenhuma ligação com grupo extremista.

    Adolescentes serão responsabilizados

    De acordo com a PMSC, os dois infratores responderão criminalmente pelos atos. Eles foram autuados pelos atos infracionais de dano contra o patrimônio público, incitar publicamente a prática de crime e provocar alarma capaz de produzir pânico ou tumulto.

    Os aparelhos celulares dos jovens foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Civil. O intuito é descartar a possibilidade de eles fazerem parte de algum grupo que cultua assassinatos em massa.

    As contas nas redes sociais dos envolvidos também correm o risco de serem bloqueadas.

    Polícia Militar faz alerta

    Para a Polícia Militar, após o ataque a uma creche em Blumenau, os jovens estariam “aproveitando o clima de pânico para tumultuar o dia de aula”

    A PMSC frisa que é importante que a população não compartilhe informações inverídicas e não contribua para promover o pânico e a desordem.

    “É importante lembrar que ameaças como essa são levadas a sério pelas autoridades, e aqueles que forem flagrados fazendo esse tipo de brincadeira podem sofrer graves consequências”, frisa a polícia sobre as ameaças falsas.

    A PMSC pede que pais e escolas tenham diálogo com os adolescentes sobre a gravidade de uma ameaça deste tipo, mesmo que falsa. “É fundamental que os pais conversem com seus filhos sobre a importância de respeitar as instituições escolares e a gravidade desse tipo de comportamento. As escolas também podem desempenhar um papel importante nesse sentido, incentivando o diálogo e a conscientização sobre o tema entre seus alunos”.

    Ronda escolar

    A Polícia Militar de Caçador explica que promovia rondas escolares diariamente, antes mesmo do ataque a unidade de ensino particular Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril. A PMSC intensificou as rondas após o ataque.

    “É importante lembrar que a segurança pública é uma responsabilidade de todos, e que a colaboração da população é fundamental. A denúncia de qualquer tipo de ameaça ou comportamento suspeito é um dever de todos os cidadãos, e pode ajudar a prevenir tragédias e garantir a tranquilidade da população. Qualquer suspeita de ameaça deve ser reportada para a Central de Emergência através do telefone 190”, informa a PMSC em nota.