Sindicato da construção civil presta integral apoio ao Outubro Rosa

Sindicato da construção civil presta integral apoio ao Outubro Rosa

6 de outubro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Neste sábado (8) o Siticom leva mais de 50 mulheres trabalhadoras para a Caminhada Rosa da Rede Feminina

    Chapecó (6.10.2016) – A Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC de Chapecó, executa neste sábado (8) o primeiro de uma série de eventos que marcam a celebração do Outubro Rosa deste ano. Com o tema “Ame-se e Cuide-se” o mês é dedicado a ações de prevenção a doença. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário – Siticom Chapecó estará presente na Caminhada Rosa com cerca de 50 mulheres trabalhadoras de Chapecó e Coronel Freitas, confirma a presidente Izelda Oro. O trajeto inicia na Praça Coronel Bertaso às 9 horas.

    Durante o dia a Rede Feminina permanece na praça desenvolvendo várias atividades de prevenção e comercializa objetos para arrecadar fundos à manutenção dos serviços prestados. Em visita ao Siticom a vice-presidente da Rede, Helena Bianchi e a diretora social Rita Angela Orlandi, pediram apoio do sindicato também para a venda de camisetas e ingressos ao Chá Rosa marcado para dia 29. Izelda confirmou “total solidariedade” e “irrestrito apoio” às iniciativas.

    Trabalho maiúsculo – A RFCC tem forte atuação durante todo o ano, mas intensifica as ações neste mês fazendo promoções “para manter as atividades”, explica Helena. A instituição mantem, ainda, a casa de apoio. Ali atende, com hospedagem e alimentação, crianças com câncer que residem na região e acompanhante. Dispõe também de perucas para mulheres que se submetem a tratamento contra o câncer, em caráter de empréstimo, bem como lenços para cabeça doados às pacientes.

    A Rede Feminina faz cerca de 800 exames preventivos por mês e 100 mamografias a cada trinta dias. O trabalho exige “volumosos recursos”, enfatiza diretora Rita. É por este motivo que as promoções são realizadas. A rede tem convênio com a Celesc e todos os consumidores que desejam colaborar podem debitar na fatura o valor que desejar. Interessados devem manter contato com a Rede (49 3322.5634) para oficializar sua doação. Com isso estarão dando uma grande ajuda.

    Expo/Chá – Fazendo parte da programação do Outubro Rosa deste ano, a Rede Feminina promove de 19 a 23 uma exposição no Shopping Pátio. A mostra versará sobre prevenção ao câncer e haverá venda de camisetas padronizadas. No dia 29 de outubro será a vez do Chá Rosa, no Centro de Eventos Plinio Arlindo De Nez, programado para mil pessoas. A noite será ilustrada com desfiles de modas, calçados e semi joias.

    Outubro Rosa – Este movimento é celebrado em todo o planeta e simboliza a luta contra o câncer de mama. É também um estimulo à participação na causa, de empresas, entidades e o coletivo da sociedade. O câncer de mama é o tipo mais atinge as mulheres, seguido pelo câncer de pele não melanoma. O Outubro Rosa conscientiza para a realização do exame. Com diagnóstico precoce as possibilidades de cura são bem maiores. Especialistas recomendam que a mamografia, radiografia da glândula mamária que identifica o câncer de mama, deve ser feita pelas mulheres a partir de 40 anos de idade e, após, com frequência em torno de dois anos.

    – Foto: Izelda (2ª d/e) garantiu adesão do sindicato ao mês de conscientização da RFCC

    Assessoria e Imprensa Siticom