Nutritiva e saborosa, pitaia faz sucesso no Sul de SC

Nutritiva e saborosa, pitaia faz sucesso no Sul de SC

26 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Fruta é nutritiva e pouco calórica, explica nutricionista

    A região Sul catarinense se destaca pelas propriedades com cultivo e colheita de pitaia a partir da agricultura familiar. Em Forquilhinha, a fruta era desconhecida pela maioria da população há cerca de 12 anos, quando chegou na região, mas ao longo do tempo, conquistou os moradores e hoje já é um sucesso.

    Seu Arno foi um dos primeiros produtores de pitaia do Sul e explica que começou a venda colocando o produto em cestinhas e apresentando ao comércio local. “Perguntavam se era uma flor, ai quando provavam, logo gostavam da fruta. Aos poucos começaram a ir lá em casa comprar e eu passei a vender nos supermercados da região”, explicou Arno.

    Há três tipos da fruta, sendo eles: pitaia amarela de polpa branca, a rosa de poupa branca e a rosa de polpa roxa. A safra dura seis meses e ocorre no período mais quente do ano. Para florescer, o fruto precisa de uma temperatura que esteja acima de 18ºC a noite.

    De acordo com a nutricionista Lisiane Macari, a pitaia é uma fruta nutritiva, pouco calórica e muito indicada para os diabéticos.