Governo declara estado de alerta após dois casos de gripe aviária

Governo declara estado de alerta após dois casos de gripe aviária

16 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Alerta, segundo o Mapa, é para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial

    O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência após a confirmação de dois casos de gripe aviária no litoral do Espírito Santo. Os animais doentes são silvestres, da espécie popularmente conhecida como Trinta-réis-de-bando. Os casos foram reportados pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica ao governo na última quarta-feira (10).

    O alerta, segundo o Mapa, é para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para aumentar a vigilância sobre “a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)” que o mundo enfrenta hoje. Em nota, a pasta informou que a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

    Medidas sanitárias
    No entanto, segundo a pasta, a notificação da infecção de gripe aviária não afeta a condição do Brasil como país livre do vírus e os casos não devem ser levados em consideração para impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

    Porém, a depender das investigações das amostras, o governo não descarta a possibilidade de adotar medidas sanitárias para evitar a disseminação da doença e proteger o mercado nacional. O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária da pasta já notificou a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) a respeito da detecção e as amostras estão sendo analisadas em laboratório localizado em São Paulo.

    O Mapa ainda informou sobre o reforço das ações de comunicação e medidas de proteção contra a doença para conscientizar a informar a população em geral, e em especial aos criadores de aves, para que haja imediata notificação de casos suspeitos, além do reforço de medidas de biossegurança na produção de aves.

    O que é a doença
    A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida para humanos.

    As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas). Não se deve tocar e nem recolher aves doentes.