80 UTIs pediátricas devem ser abertas nas próximas semanas em SC

80 UTIs pediátricas devem ser abertas nas próximas semanas em SC

24 de maio de 2023 Off Por Editor



  • 32 leitos infantis serão abertos nos próximos dias

    O Governo do Estado de Santa Catarina determinou a abertura de 32 leitos de UTIs pediátricas já para os próximos dias. O anúncio oficial foi feito pelo governador, Jorginho Mello.

    Os novos leitos serão distribuídos em duas regiões: na Grande Florianópolis serão 12 de UTI neonatal, sendo 5 no Hospital Ilha e 7 no Hospital Regional de São José; no Vale do Itajaí serão 20 leitos para o Hospital Imigrantes, em Brusque.

    A necessidade para abertura dos leitos, de acordo com o Governo, acontece diante do momento sazonal, em que os casos de doenças respiratórias são mais frequentes causando sobrecarga nos hospitais infantis.

    Ainda de acordo com o Estado, estão alinhando mais 48 leitos: 30 no Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí; 8 no Hospital Regional de Araranguá, de Araranguá e 10 no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

    A secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, também informou sobre as obras de ampliação nos hospitais:

    “São várias frentes. Hospitais que já podem ativar, mas que estão dependendo dos contratos finais. Temos aquelas unidades que precisam contratar recursos humanos, outras que necessitam de ampliações, a exemplo do Hospital Regional, que prevê mais 10 leitos para adultos e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, 20 leitos”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.