Novembro Azul: Ações de prevenção são realizadas durante todo mês

Novembro Azul: Ações de prevenção são realizadas durante todo mês

25 de novembro de 2016 Off Por Chapecó



  • O mês de novembro, tem uma cor, ela é azul. Isso porque durante todo esse mês são realizadas diversas ações de prevenção e promoção à saúde do homem. A Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde realizou diversas atividades, entre elas, na quinta-feira (24) no Centro de Saúde da Família do bairro São Pedro, a equipe de saúde focou os atendimentos no público masculino, visando alertar sobre os cuidados com a saúde e a prevenção das doenças.

    De acordo com Ana Cristina dos Santos, coordenadora da unidade de saúde, foram realizadas consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e AIDS e ainda, orientação sobre o Câncer de Próstata. Além dessas atividades, a unidade de saúde recebeu visita de alunos da Escola Básica Municipal Victor Meirelles e também dos jogadores da chapecoense, os goleiros Nivaldo e Follmann.

    Miguel Pereira da Silva, 58 anos, morador do bairro São Pedro, tem diabetes e por isso, está sempre cuidando de sua saúde, mantendo em dia os exames. “É importante esses momentos direcionados para os homens, pois a maioria dos homens não leva tão a sério o cuidado com a saúde”, enfatizou.

    Mutirão de Saúde do Homem no CRESM

    No sábado (26), de acordo com a coordenadora do CRESM – Centro de Referência em Saúde Municipal, enfermeira Mirian Andrate, está programado um mutirão voltado em especial para o público masculino, reforçando a campanha de conscientização do Novembro Azul quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. Durante o período da manhã uma equipe multidisciplinar estará atendendo aos homens, com consultas previamente agendadas. “Nossa proposta é possibilitar aos homens uma oportunidade a mais para cuidar de sua saúde, em um horário diferenciado e agendado, com suporte de equipe multidisciplinar formada por aproximadamente 25 profissionais”, destacou.

    Mutirão de Câncer de Pele no CRESM

    Haverá ainda no sábado (26) momento voltado a prevenção e promoção da saúde, será o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, ou Dia C. A atividade se soma as iniciativas desenvolvidas desde o começo de mês com o objetivo de alertar a população em geral para a gravidade de doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, além do Câncer de Próstata que podem levar a morte de forma lenta e dolorosa se não tratadas adequadamente.

    A coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, em Chapecó, médica dermatologista, Maria Elizabeth Beth explica que neste sábado (26) alguns profissionais voluntários da área da dermatologia irão realizar avaliações e exames gratuitos em pessoas que tenham lesões suspeitas de câncer de pele. A iniciativa esta programada para acontecer no CRESM, na Rua Sete de Setembro, das 8 às 12 horas. Esta será a 16ª edição da campanha, que acontece em todo o Brasil. “Na oportunidade será realizada uma triagem em pessoas que apresentarem algum tipo de lesão de pele os casos com suspeita de câncer serão encaminhados para os serviços especializados da Secretaria de Saúde”, explica. A atividade envolverá também profissionais da rede pública municipal de saúde, bem como alunos do curso de medicina da Unochapecó.

    24112016-novembro-azul-sao-pedro-8 24112016-novembro-azul-sao-pedro-7 24112016-novembro-azul-sao-pedro-5 24112016-novembro-azul-sao-pedro-3 24112016-novembro-azul-sao-pedro-2 24112016-novembro-azul-sao-pedro-1