Jorginho Mello visita obra da CASAN do Projeto Rio Chapecozinho em Xanxerê

Jorginho Mello visita obra da CASAN do Projeto Rio Chapecozinho em Xanxerê

6 de julho de 2023 Off Por Editor



  • O governador Jorginho Mello fez uma visita técnica nesta quinta-feira, 6, às obras da Casan, em Xanxerê, na região Oeste. O projeto em execução busca minimizar as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas, Bom Jesus e Cordilheira Alta.

    “Assim que eu assumi o governo me reuni com a direção da Casan e determinei a execução de um grande projeto de novos investimentos da Companhia para melhorar o abastecimento de água no interior. E essa obra que está em andamento aqui em Xanxerê vem garantir justamente isso, minimizar os impactos da crise hídrica”, destacou o governador Jorginho Mello.

    A obra, assim que finalizada, transportará água tratada por uma rede de abastecimento em uma distância de 58km. A captação da água bruta ocorrerá em uma adutora no Rio Chapecozinho, em Bom Jesus, seguindo para a Estação de Tratamento de Água que está sendo construída em Xanxerê, e, posteriormente, direcionada para as cidades vizinhas de Xaxim, Xanxerê, Bom Jesus, Coronel Freitas e Cordilheira Alta, chegando até Chapecó.

    O Projeto Chapecozinho terá quatro reservatórios com vazão de 1.250 litros por segundo e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros. Essa é a maior obra de sistema de abastecimento de água em execução atualmente em Santa Catarina.

    O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$ 380 milhões. O pagamento está em dia e a obra está com 40% do cronograma físico finalizado. A expectativa é finalizar obra até o primeiro semestre de 2025.

    “A estação de tratamento vai auxiliar os municípios que sofrem com a escassez hídrica, além de atender a demanda de água nas cidades da região para os próximos 20 anos”, reforçou diretor de Operação e Expansão da Casan, Joel Horstmann.

    Este slideshow necessita de JavaScript.