Põe casaco, tira casaco! Sul do Brasil passa por temperaturas extremas nesta semana

Põe casaco, tira casaco! Sul do Brasil passa por temperaturas extremas nesta semana

18 de julho de 2023 Off Por Editor



  • O meteorologista Piter Scheuer explica que o frio se dá por causa de uma baixa pressão e uma massa de ar polar intensa que se encontra sobre a Argentina e acaba influenciando o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    O Rio Grande do Sul deve passar por temperaturas extremas ao longo desta semana, desde temperaturas negativas até calor de 30ºC. Já Santa Catarina passa por situação semelhante, mas com temperaturas amenas. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a partir desta terça-feira (18) há temperaturas menores nos dois estados e a sensação de frio é forte em Santa Catarina não por causa das temperaturas, mas sim um vento úmido que vem de sul a sudeste.

    Ele explica que o frio se dá por causa de uma baixa pressão e uma massa de ar polar intensa que se encontra sobre a Argentina e acaba influenciando nos dois estados brasileiros:

    “Só para o Rio Grande do Sul que a temperatura será muito baixa. A massa de ar polar está na província de Buenos Aires. Então no RS, no Uruguai e na Argentina as temperaturas serão muito baixas mesmo. Mas em Santa Catarina o frio está tranquilo, com temperaturas comuns do inverno, que faz com que a gente tenha essa mistura de umidade com frio, por isso que a sensação de frio aumenta.”

    Ainda segundo o meteorologista, a partir desta terça (18) até quinta-feira (20) haverá chuva e garoa do Planalto até o Norte/Nordeste de Santa Catarina. Mas não será intensa justamente pela influência da baixa pressão e da massa de ar polar.

    Já a partir de sexta-feira (21), haverá sol e calor principalmente no Oeste e Sul de Santa Catarina, com temperaturas que devem chegar de 28ºC a 30ºC no Sul e 28ºC no Oeste. Na Grande Florianópolis até o Norte de SC, as temperaturas chegam entre 20ºC e 23ºC. No Rio Grande do Sul, diversas regiões também chegam perto dos 30ºC.