WhatsApp e Telegram terão inteligência artificial para transcrição de áudios

WhatsApp e Telegram terão inteligência artificial para transcrição de áudios

21 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Conheça as funções da ferramenta anunciada

    O Whatsapp e o Telegram, a partir de agora, também vão contar com inteligência artificial. Criado na Espanha, o robô Luzia chegou ao Brasil e pode facilitar a vida dos usuários de Redes Sociais. Uma das funções caiu como uma luva para quem não gosta de ouvir áudios longos. Luzia transcreve e resume as gravações.

    Luzia dá todo tipo de informação, como aquelas que buscamos no Google. Consegue, por exemplo, fazer um roteiro de viagem.

    Tem ainda uma qualidade que vai dar o que falar: transcrever aquele áudio longo, que muitas vezes não temos tempo de ouvir. Essa é uma das maiores vantagens da ferramenta, segundo Arthur Igreja, especialista em tecnologia.

    “Ela consegue transcrever para texto e fazer o resumo, então voce consegue, por exemplo, pegar um áudio de até 10 minutos e falar: olha, luzia, me traz os 5 pontos mais importantes, caramba, a pessoa ganha muito tempo enquanto isso”, diz Arthur Igreja.

    Luzia chegou com as melhores das intenções. O problema é como o ser humano vai usar o robô. A mesma ferramenta que servirá para checar informações também pode funcionar como uma armadilha.

    “Como ela gera texto, gera imagens, do outro lado, do lado que alguém quiser criar uma fake news, também vai ter a ajuda da Luzia para poder fazer isso. Então eu volto a dizer, a tecnologia é sempre ferramenta, depende de quem está usando e de qual proposito”, reforça Igreja.

    O especialista acredita que a Inteligência Artificial pode até facilitar o trabalho humano – mas não é capaz de substituir por completo.