WhatsApp Comunidades: como vai funcionar o novo recurso

WhatsApp Comunidades: como vai funcionar o novo recurso

19 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Confira em detalhes como o lançamento vai influenciar o seu cotidiano.

    Aproximar pessoas, discutir assuntos em comum, trocar “figurinhas”. Geralmente o mix de todas essas coisas são feitas por meio de comunidades e agora o WhatsApp também quer oferecer isto. Mas como vai funcionar o novo recurso? A Meta anunciou o WhatsApp comunidades, que terá teste em todo o mundo, mas deve chegar para os brasileiros após as eleições.

    Como vai funcionar o WhatsApp Comunidades?

    O WhatsApp Comunidades vai funcionar como um espaço para reunir conversas em um só local. Esta é a definição da Meta, em comunicado enviado ao público. Com a novidade, os usuários passam a receber uma notificação com atualizações e assim será possível organizar grupos de discussão sobre temas importantes.

    Entretanto, as comunidades serão privadas. Diferente do que acontece com a rede social vizinha Telegram, por exemplo, o recurso traz um limite de 10 grupos com até 256 integrantes.

    Além disso, os administradores, assim como já ocorre nos grupos hoje, serão os responsáveis por criar e gerenciar as comunidades. Estas pessoas terão total autonomia na comunidade.

    Confira o vídeo de Apresentação do Whatsapp Comunidades:

    Zuckerberg, CEO da Meta, também revelou que implementará a funcionalidade no Messenger para Facebook e no Instagram. Só em breve saberemos como funcionará.

    WhatsApp Comunidades e eleições

    As eleições no Brasil são um dos principais eventos que irão movimentar a rede social neste ano. Contudo, sabemos que eleições são sinônimos de quê? Fake news e disparo de informação em massa, por exemplo.

    Mas o app só vai liberar o recurso após as eleições. A atitude atende a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Podemos concluir que o lançamento ocorrerá apenas após o dia 30 de outubro, data prevista para o segundo turno eleitoral.

    Contudo, nas eleições de 2018, o WhatsApp foi a principal causa de desinformação sobre o andamento eleitoral. A exemplo disso, a tendência é que não seja diferente em 2022.

    Melhorias no WhatsApp para a próxima semana

    “Meu vídeo é muito pesado para o WhatsApp”. Esta é uma das mensagens que mais escutamos se tratando de envio de WhatsApp. Entretanto, a boa notícia é que em breve teremos novidades. Entre elas, estão o envio de vídeos de até 2GB para os seus contatos e reações utilizando emojis para os contatos, tipo aquela função de curtir que já existe no Instagram e Facebook.

    Além disso, estão na lista:

    Ligação em grupo: agora será possível realizar chamadas em grupo de até 32 pessoas. Até o momento, o limite era de 8 pessoas.

    Administrador poderá apagar mensagens: agora os administradores dos grupos terão direito a apagar a mensagem de qualquer pessoa do grupo. Isso deve ajudar em problemas de clima e insatisfação dentro de um grupo.

    Em outras palavras, estas novidades são um avanço para a experiência do usuário. É fato que as pessoas já não estão tão satisfeitas com o aplicativo e a concorrência cresce a cada dia. E você, o que achou das mudanças? Trocaria o famoso “Zap Zap” por outro app concorrente?