No país: Projeto vai capacitar 50 mil motoristas em três anos

No país: Projeto vai capacitar 50 mil motoristas em três anos

13 de dezembro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Unidade local do Sest Senat apresentou oficialmente o Simulador de Direção híbrido, alta tecnologia a serviço do setor de transporte

    Chapecó (13.12.2016) – Com investimento superior a R$ 41 milhões o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) está instalando simulador de direção híbrido nas suas unidades. Em Chapecó o equipamento foi oficialmente apresentado em café da manhã nesta terça-feira (13). A partir de agora os transportadores terão uma nova ferramenta para, gratuitamente, qualificar seus motoristas. Cinco cursos estão disponíveis para capacitar profissionais de cargas e de passageiros.

    O presidente do Conselho Regional do Sest Senta de Santa Catarina, Ari Rabaiolli, destacou a maiúscula importância do projeto “Simulador de direção Sest Senat – Eficiência e Segurança no Trânsito”. Rabaiolli, também presidente da Fetrancesc (Federação Catarinense das Empresas de Transporte de Carga e Logística) e da Transpocred (Cooperativa dos transportadores), informou que nos próximos três anos 50 mil motoristas serão treinados nas 60 unidades operacionais do Sest Senat em todo o país. O equipamento permite o aperfeiçoamento “com muitos benefícios e sem nenhum custo” explicou, ao pedir a adesão dos empresários do transporte.

    O Simulador qualifica motoristas profissionais de caminhão, carreta e ônibus, tendo como um dos objetivos a redução dos acidentes de transito. Rabaiolli falou que o projeto permite a diminuição do consumo de combustível, promove queda nos gastos com manutenção, baixa os custos operacionais e reduz a emissão de gases poluentes. A ferramenta é uma solução eficaz, sustentável e ambientalmente adequada.

    Preparação – Os cinco cursos definem temas como aperfeiçoamento de motoristas a condução antecipatória (segura e econômica) e em situação de risco. Ainda, uso de tecnologias, transporte de passageiros e cargas especiais, além do aperfeiçoamento para manobra de veículo. O equipamento instalado em Chapecó tem a capacidade de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e vias urbanas. Entre elas, obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos e manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes em estradas com ou sem infraestrutura asfáltica.

    O ato, coordenado pela diretora do Sest Senat Chapecó Geila Beck, também prestou homenagens ao transportador Edir De Marco, uma das 71 vitimas do acidente aéreo na Colômbia, com o avião que transportava a Chapecoense. O empresário João Carlos Scopel sugeriu dar o nome de “Edir Felix De Marco” à sala que abriga o Simulador de Direção do Sest Senat de Chapecó.
    – Foto: Os transportadores de Chapecó e região têm, a partir de agora, um aliado ao processo de qualificação profissional de motoristas
    Assessoria de Imprensa Sitran