Indústria gera quase metade das vagas de trabalho formal no 1º semestre em Santa Catarina

Indústria gera quase metade das vagas de trabalho formal no 1º semestre em Santa Catarina

1 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • Dos empregos gerados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2023, quase metade foram ofertados pela indústria, com a abertura de 27,1 mil vagas no período.

    No total, foram gerados cerca de 61,5 mil novos postos de trabalho na economia catarinense nos primeiros seis meses do ano. Os dados integram análise do Observatório FIESC , com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Um dos principais destaques do semestre foi o setor alimentício, incentivado tanto pelo aumento no número de abate de aves e suínos e pelas safras positivas de grãos.

    Esse movimento resultou na geração de vagas em diversos elos da cadeia produtiva, como é o caso da fabricação de pós alimentícios e produtos à base de soja. O crescimento da agroindústria refletiu no fornecimento catarinense de embalagens plásticas para o restante do país. A atividade contratou mais de mil empregados no 1º semestre e liderou o crescimento da produção industrial no acumulado do ano. Houve também aumento das contratações no setor de transportes, particularmente nos serviços de armazenagem e de transportes rodoviários de cargas, necessários ao escoamento das safras agrícolas.

    Outro destaque foi a indústria de equipamentos elétricos, impulsionado tanto pelo aumento da produção de eletrodomésticos de pequeno porte para venda interna, como pelo aumento das exportações de transformadores e painéis para comando elétrico para os EUA e a Argentina, respectivamente.

    As vendas externas beneficiaram, ainda, a indústria naval, que registrou expansão de 13% em seu estoque de vagas no 1º semestre. Em 2023, Santa Catarina se tornou o maior exportador nacional de barcos a motor e navios de pesca, tendo Itália, EUA e Chile como seus principais parceiros comerciais.

    Com informações Marcos Lampert