Ministro Luís Roberto Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

9 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • O mandato é de dois anos. A posse está prevista para 28 de setembro

    O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (09). O mandato é de dois anos e a posse está prevista para 28 de setembro. O vice-presidente será o ministro Edson Fachin.

    O mandato da atual presidente, Rosa Weber, termina em 2 de outubro, quando ela completa 75 anos e terá de se aposentar de forma compulsória. Ela deve deixar a Corte no fim de setembro.

    A sucessão presidencial no STF obedece ao critério de antiguidade. Assim, os ministros escolhem o integrante mais antigo do tribunal que está há mais sem tempo sem ficar na presidência. O segundo mais antigo ocupa a posição de vice.

    Aos 65 anos, Barroso foi indicado ao STF em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff. Após a eleição, disse que pretende dignificar a cadeira que ocupa.

    “A vida me deu a benção de servir ao Brasil sem ter nenhum outro interesse, sem ter nenhum outro propósito que não seja de fazer um país melhor e maior e, na medida do possível, disseminar o bem e a Justiça por todo o país. De modo que gostaria de dizer que eu conto com a colaboração fraterna de todos os colegas”, afirmou o ministro.