Domingo é o Dia Nacional de Combate à Hanseníase

Domingo é o Dia Nacional de Combate à Hanseníase

27 de janeiro de 2017 Off Por Chapecó



  • Dia 29 de janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma doença transmissível que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés, demora de 02 a 07 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas. A hanseníase pode causar incapacidades físicas devido à agressão aos nervos, se não for devidamente tratada. Para marcar a data, durante a semana de 30 de janeiro à 03 de fevereiro, cada unidade de saúde de Chapecó irá realizar atividades de orientação e prevenção.

    De acordo com o médico Fabiano Winckler, a Hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, através do contato intimo e prolongado. A doença não costuma apresentar outros sintomas, apenas as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, que causam a perda da sensibilidade do local. O médico explica que o tratamento é realizado de duas formas: para a doença na forma não contagiosa, tem seu tratamento no período de seis meses e na doença em sua forma contagiosa, seu tratamento é feito durante 12 meses. “O tratamento é realizado de forma gratuita e somente via SUS”, explicou Adriana Weber, enfermeira coordenadora do CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais.

    Ainda segundo Adriana, estão em acompanhamento em Chapecó 680 pacientes. Em média são 20 casos novos por ano registrados no município. Para ter acesso aos exames e acompanhamento, o paciente que apresentar alguma mancha suspeita pelo corpo, deve procurar a unidade de saúde ou o CETHH para que os profissionais possam avaliar o caso, realizar os exames e encaminhar os tratamentos. “Quanto mais cedo a doença for diagnosticada melhor será o tratamento. As pessoas precisam conhecer a doença para que cada vez mais, tenhamos menos casos”, finalizou.

    Serviço:

    Onde procurar atendimento:

    Nos 26 Centros de Saúde da Família dos bairros, ou diretamente no CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, localizado na rua Heriberto Hulse, 84 D, bairro Passo dos Fortes. Telefone para mais informações: 3323-4437 ou 3330-7401.