Economia do estado cresceu 2,2% no primeiro semestre aponta pesquisa

Economia do estado cresceu 2,2% no primeiro semestre aponta pesquisa

21 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • Boletim analisa o desempenho da economia catarinense na primeira metade de 2023

    O Observatório da FIESC revelou nesta segunda-feira (21) dados que apontam um crescimento de 2,2% na atividade econômica de Santa Catarina no primeiro semestre de 2023. No entanto, a análise mensal de junho mostrou um declínio de 0,4% no estado, enquanto a média nacional registrou um aumento de 0,6%. Em nível nacional, houve um crescimento positivo de 3,4%.

    O destaque deste semestre foi o consumo das famílias, impulsionado pela forte situação do mercado de trabalho em Santa Catarina. O estado continua a expandir seu nível de emprego em 2023 e mantém a renda média do trabalho em patamares superiores aos observados antes da pandemia.

    Setores

    O setor de serviços foi o maior beneficiário dessa tendência, com um crescimento de 11% durante o semestre, mais que o dobro da média nacional (4,7%). A disponibilidade de renda adicional levou as famílias a buscar serviços como os oferecidos por bares, restaurantes, cuidados pessoais e atividades recreativas, de acordo com o Observatório da FIESC.

    Esse aumento na renda também se refletiu na demanda por serviços ligados à habitação. Assim, um dos destaques proeminentes desse período foi o grupo de “outros serviços”, que engloba atividades imobiliárias/condominiais, reparos domésticos e outras áreas.

    Indústria e Comércio

    Setores intimamente ligados ao consumo das famílias também tiveram um desempenho notável na indústria e no comércio. No âmbito industrial, é importante mencionar a produção de embalagens em plástico e eletrodomésticos de pequeno porte. No setor de comércio, observou-se um aumento nas compras de artigos farmacêuticos, perfumaria, cosméticos e equipamentos para escritório, informática e comunicação.

    Outro aspecto que merece destaque foi o comércio de combustíveis, com um crescimento de 20% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2022. Isso pode ser atribuído ao abrandamento dos preços da gasolina, resultado da queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

    Agricultura e Indústria de Máquinas

    No lado da produção, o setor agropecuário teve um papel importante, devido às safras favoráveis de grãos, especialmente a soja, que se beneficiou de condições climáticas positivas. Atividades relacionadas, como o transporte rodoviário de carga, armazenagem e a fabricação de produtos à base de soja, também obtiveram resultados positivos.

    Adicionalmente, a indústria de máquinas e equipamentos expandiu-se, impulsionada pelo aumento das exportações. Santa Catarina tem ampliado suas vendas de bombas de líquidos, maquinário mecânico e dispositivos de elevação, principalmente para nações da América do Sul.

    No geral, a produção industrial catarinense teve um declínio de 3,8% no acumulado de 2023. A política monetária restritiva limitou a demanda por insumos industriais no país, impactando a produção em diversos setores locais, como metalurgia, metalmecânica e produtos cerâmicos, segundo o Observatório.

    O aumento do custo do crédito também afetou a procura por bens de consumo duráveis, prejudicando especialmente os setores moveleiro e automotivo.

    O que é o IBC?

    O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC), considerado pelo mercado uma prévia do PIB, incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados.