Canadá abre mercado para carne suína produzida em Santa Catarina

Canadá abre mercado para carne suína produzida em Santa Catarina

15 de março de 2022 Off Por Editor



  • Concessão tem caráter de exclusividade por causa das condições sanitárias do rebanho catarinense.

    Santa Catarina poderá exportar carne suína para o Canadá, país que é referência na produção do produto, conforme anunciou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na segunda-feira (14).

    Segundo o governo, a concessão tem caráter de exclusividade por causa das condições sanitárias do rebanho catarinense.

    O estado foi o único do país reconhecido como livre de febre aftosa, sem vacinação, no período analisado, que é um dos critérios estabelecidos pelas autoridades do Canadá.

    Importância no mercado

    Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal, a produção de Santa Catarina deve complementar a produção local canadense, disponibilizando ao país produtos de qualidade premium.

    Segundo o gerente-executivo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do estado (Sindicarne SC), Jorge de Lima, o mercado canadense é um dos mais exigentes do mundo, assim como os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, que já são compradores da carne suína catarinense.

    “Essa notícia vem em muito boa hora e esperamos poder fomentar nosso setor, numa retomada de crescimento da economia mundial. Em breve, pretendemos ter um incremento de renda, de produção e na produtividade. Sempre respeitando os pilares de sanidade, nutrição e genética, em consonância com as regras ambientais. Isso nos habilita a acessar um mercado tão importante quanto o canadense”, destaca.

    Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, apesar de ser o sétimo maior produtor mundial de carne suína, o Canadá também é um grande importador do produto. Em 2021, o país adquiriu 260 mil toneladas do produto, principalmente dos Estados Unidos.

    A decisão foi oficializada durante visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está no Canadá desde o último final de semana. Entre as pautas no país, também está o aumento das exportações de potássio para o Brasil.

    Com informações G1 SC