SC tem frio intenso e chance de 0ºC no fim de semana após dias de calor; veja previsão

SC tem frio intenso e chance de 0ºC no fim de semana após dias de calor; veja previsão

25 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • Termômetros podem ter até temperaturas negativas e regiões terão nebulosidade e condições de chuvas e geadas

    Após a forte onda de calor que atingiu Santa Catarina nesta semana, especialmente na quarta-feira (23), quando os termômetros chegaram à marca de até 38°C em algumas regiões, o tempo promete esfriar consideravelmente e trazer frio intenso para o Estado neste sábado (26) e domingo (27). Chuvas e possibilidade de geadas nas áreas mais altas da Serra, Planalto Norte e Oeste também aparecem na previsão.

    No sábado, o dia começa com um pouco mais de nebulosidade e condições de chuva no Planalto Norte e no Litoral Norte de Santa Catarina. Essa condição ocorre principalmente nos períodos da madrugada e amanhecer, trazendo inclusive o risco de alagamentos e deslizamentos pontuais.

    De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, as temperaturas estarão baixas em todo o Estado, com mínimas variando entre 4°C e 6°C na maioria das regiões, mesmo com o sol aparecendo no decorrer do dia. Há também a possibilidade de geada em localidades do Planalto Sul ao amanhecer.

    Já no domingo, a atuação de uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme e com um pouco mais de nuvens e nevoeiros no Norte do Estado. As temperaturas seguem baixas, com mínimas próximas ou abaixo de 0°C e condições de geada nas áreas altas do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

    No decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões.

    Em ambas as datas, o vento vai soprar no quadrante sul e sudeste, com possibilidade de rajadas entre 40 e 60km/h nas áreas costeiras. O mar fica mais agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas que podem atingir 2,5 metros de altura.

    A previsão é de que as temperaturas sigam baixas no começo da semana, especialmente na segunda-feira (28), mas devem gradativamente se elevar ao longo dos dias.

    Veja as temperaturas em cada região de SC para o sábado

    Extremo-Oeste: entre 5°C e 19°C, tempo de sol com algumas nuvens
    Oeste: entre 5°C e 19°C, tempo de sol com algumas nuvens
    Meio-Oeste: entre 4°C e 18°C, com tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia
    Planalto Sul (Serra): entre 2°C e 16°C, tempo de sol com algumas nuvens
    Litoral Sul: entre 4°C e 17°C, tempo de sol com algumas nuvens
    Vale do Itajaí: entre 6°C e 16°C, com tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia
    Grande Florianópolis (área serrana): entre 4°C e 16°C, com tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia
    Grande Florianópolis (área litorânea): entre 5°C e 17°C, com tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia
    Planalto Norte: entre 6°C e 14°C, tempo chuvoso, melhorando no decorrer do dia
    Litoral Norte: entre 9°C e 16°C, tempo chuvoso, melhorando no decorrer do dia
    *Fonte: Epagri/Ciram

    Semana marcada por granizo

    A semana foi marcada por ocorrências de queda de granizo na Serra e no Sul de Santa Catarina. Em Lages, na última terça-feira (22), o fenômeno foi tão intenso que chegou a embranquecer paisagens e surpreender moradores. No mesmo dia, houve registro de queda de gelo em Tubarão.

    Já na quarta-feira (23), granizos do tamanho de ovos de galinha atingiram o Estado. Em Balneário Gaivota, no Sul, 100 residências foram atingidas e moradores ficaram desalojados. Já em São Joaquim, no Planalto Serrano, pedras com formatos curiosos despertaram atenção de moradores.