Vídeo: operação Lanterna Verde da PF desarticula grupo criminoso com atuação transnacional

Vídeo: operação Lanterna Verde da PF desarticula grupo criminoso com atuação transnacional

5 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • A estimativa é que cerca de 25 mil pessoas tenham sido lesadas, em um prejuízo aproximado de 100 milhões de dólares.

    A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5/9), a Operação Lanterna Verde para desarticular organização criminosa (Orcrim), com base em Balneário Camboriú/SC, que por meio de falsa empresa simulava atuar na atividade de extração de esmeraldas. A organização captava investimentos em vários países, através de depósitos em Bitcoin, com promessa de altos lucros – nunca creditados aos investidores. O prejuízo estimado é de 100 milhões de dólares.

    Na ação hoje, equipes da PF dão cumprimento a três mandados de prisão preventiva e a onze mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Ilhota e nas cidades de Farroupilha/RS e Paraíso do Tocantins/TO. As medidas judiciais foram expedidas pela 1a Vara Federal de Itajaí/SC e inclui também o bloqueio e o sequestro de bens dos investigados. A investigação revelou que eram utilizados vídeos mostrando falsas funcionalidades da empresa, que incluía bancos digitais próprios. Para promover uma maior credibilidade ao falso investimento, a Orcrim convidava pessoas em destaque na mídia para viajarem ao Brasil, onde participavam de eventos, recebiam valiosos prêmios, e lhes eram apresentadas supostas áreas de mineração e lapidação de pedras preciosas.

    Até o momento, foram identificadas cerca de 2.500 vítimas diretas, de pelo menos 18 países, principalmente das Américas do Sul e Central, incluindo o Brasil. No total, a estimativa é que cerca de 25 mil pessoas tenham sido lesadas pelo esquema fraudulento. Além das três pessoas presas, outras cinco foram indiciadas por associação criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes contra o sistema financeiro nacional e a economia popular. As penas culminadas por tais crimes podem chegar à condenação máxima de reclusão em nosso País – 30 anos.

    A PF informa que disponibilizou um canal de denúncias sobre o caso por meio do seguinte e-mail: [email protected].

    Foram cumpridos mandados de prisão preventiva em SC (3) – 2 em Balneário Camboriú e 1 em Itapema e mandados de busca e apreensão também em SC (7) – 3 em Balneário Camboriú, 2 em itapema, 1 em Itajaí, 1 em Ilhota, no RS (2) – 2 Farroupilha e em TO (2) – 2 Paraíso do Tocantins.

    Delegado Mauricio Brito Todeschini tem mais informações:

    Veja mais imagens:

    Este slideshow necessita de JavaScript.