Defesa Civil confirma passagem de tornado em Santa Cecília

Defesa Civil confirma passagem de tornado em Santa Cecília

5 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • No último final de semana (02 e 03) e segunda-feira (04), a formação de uma frente fria associada ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o RS, combinados ao intenso fluxo de calor e umidade vindos do norte do país favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina. Por volta das 23h da noite do último domingo (03), no município de Santa Cecília – mais precisamente na comunidade de Anta Morta – uma tempestade ganhou intensidade e adquiriu características supercelulares, que foram identificadas por imagens do radar meteorológico de Lontras. Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na localidade.

    As imagens abaixo, extraídas do perfil do Facebook da Comunidade Anta Morta, mostram os danos do fenômeno numa plantação de Pinus.

    Abaixo são mostradas imagens aéreas feitas pela coordenadoria regional da Defesa Civil de Curitibanos (feitas por Valdemar Lorega).

     

    Nas Figuras 01 (a) e (b) são exibidas imagens do radar meteorológico de Lontras da noite do domingo (03), com destaque para Santa Cecília. Na Figura 1 (a) é apresentado o campo de refletividade (dBZ) às 23h07, onde é possível identificar o núcleo da supercélula que ocasionou o tornado. A Figura 01(b) mostra o campo de estimativa da velocidade do vento, também às 23h07, onde é possível observar um forte dipolo, o que indica a presença de uma intensa rotação da célula. A velocidade dos ventos estimada pelo radar na região indicada pelo círculo amarelo superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h. Na Figura 01 (c) é exibido o campo da variável ZDR às 23h16, que oferece uma estimativa da presença de materiais não-hidrometeorológicos suspensos na atmosfera (como galhos, telhas, etc). No círculo preto, é destacada a região da possível presença destes materiais, indicados pelos tons em azul da escala.

    Elaborado por: Elen Pelissaro, Felipe Theodorovitz e Fernando Rafael.