Imagens: terremoto no Marrocos deixa mais de 2.000 mortos diz governo

Imagens: terremoto no Marrocos deixa mais de 2.000 mortos diz governo

10 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • São 2.122 óbitos confirmados, e contagem de feridos aumentou para 2.421

    O número de mortes confirmadas no terremoto que atingiu o Marrocos na última sexta-feira (8) chegou a 2.122 pessoas, informou a TV estatal marroquina na noite deste sábado (9), citando um comunicado do Ministério do Interior. 2.421 pessoas ficaram feridas. Com magnitude de 6,8, o terremoto que partiu das montanhas do Alto Atlas, no Marrocos, na noite de sexta, foi o mais forte já registrado para a região em pelo menos 120 anos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

    A magnitude de 6,8 é classificado como forte na escala Richter, de acordo com o órgão. Embora possíveis, terremotos deste tamanho na região são incomuns, segundo o serviço norte-americano. Desde 1900, foram nove abalos com magnitude superior a 5, mas nenhum deles chegou a alcançar os 6. O epicentro do terremoto, a 18 quilômetros de profundidade, fica a cerca de 70 quilômetros do popular centro turístico e econômico de Marrakech, e deixou um rastro de destruição nas cidades. O tremor aconteceu pouco depois das 23h da sexta-feira, no horário local (19h em Brasília).

    Membro equipe em conversa por telefone contou que as pessoas de desesperavam conforme compreendiam a magnitude do que tinha acontecido e dos próprios ferimentos. Havia muitos edifícios parcialmente destruídos, alguns com os telhados arrancados e as janelas de vidro quebradas, de acordo com ele. A TV estatal do país, Al Aoula, relatou que partes das muralhas históricas de Marrakech também foram danificadas.

    As fortificações formam um conjunto de muralhas que circundam os bairros históricos de Marrakech e foram construídas no início do século 12. O canal oficial também informou que as equipes de resgate estavam tendo dificuldade para chegar às áreas mais afetadas, porque as estradas de acesso foram danificadas ou bloqueadas.

    Mais imagens:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações Reuters e CNN Internacional