Mercoagro 2023 encerra com US$ 160 milhões em negócios e mais de 20 mil visitantes

Mercoagro 2023 encerra com US$ 160 milhões em negócios e mais de 20 mil visitantes

18 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne recebeu mais de 20 mil visitantes e superou os 160 milhões de dólares em negócios

    Classificada como a maior do setor na América Latina, a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2023) encerrou com as metas superadas: foram mais de 20 mil visitantes e superou os 160 milhões de dólares em negócios. A Mercoagro foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorreu na última semana, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), com participação de 235 expositores e mais de 650 marcas.

    O gestor da Mercoagro, Nadir José Cervelin, destacou que essa foi a maior Mercoagro de todas, desde a primeira edição, em 1996. “Superamos a meta de público, que foi altamente qualificado, e de negócios. A economia da cidade girou, com hotéis lotados e restaurantes preparados para receber o público da Mercogro. Todo o trade turístico foi beneficiado”, salientou, ao acrescentar que os investimentos feitos no Parque de Exposições elevaram o status da Mercoagro. “Permite a gente competir com grandes feiras internacionais”, sublinhou.

    O presidente da ACIC, Lenoir Antônio Broch, reforçou que a Mercoagro 2023 surpreendeu positivamente. “Superamos as expectativas e quem visitou a feira saiu satisfeito”. Broch recordou que a Mercoagro foi retomada depois de sucessivos adiamentos, primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois pelas obras no Parque de Exposições Tancredo Neves. “Estávamos há cinco anos sem a feira e nos últimos dois anos trabalhamos incansavelmente para que tivéssemos a melhor edição de todos os tempos. Foi gratificante receber a todos, conversar com os expositores e, agora, vamos começar a pensar na edição 2025 para que seja ainda melhor”.

    Cervelin salientou que uma conjugação de vários fatores torna Chapecó o lugar ideal para a realização de uma das maiores feiras do mundo na área da indústria da carne. O município polariza uma vasta região formada por mais de 400 municípios onde operam milhares de pequenas, médias e grandes unidades industriais de processamento de frangos, suínos e bovinos do sul. Também há indústrias que oferecem as máquinas e equipamentos necessários para construção e instalação de unidades frigoríficas. “Chapecó é um dos principais polos tecnológicos de industrialização de carnes do planeta, situada em uma região com grande concentração de frigoríficos. Mercoagro é Chapecó, é onde se faz negócios, é onde a gente efetivamente consolida o agronegócio”, frisou.

    A Mercoagro recebeu representações da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia, entre outros. Participaram da exposição empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.

    PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

    Além da exposição-feira, os eventos paralelos contribuíram para o sucesso da Mercoagro. Entre eles esteve a palestra de abertura com o jornalista e publicitário José Luiz Tejon sobre o tema “A melhor proteína animal do mundo com a energia da superação”.

    Uma extensa e avançada programação científica constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne. Outros eventos foram o Simpósio da Integração Logística do Sul, o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, a Mercoshow, o Talk com Especialista, o Painel da Inovação, o Hackathon, a programação de comércio exterior, o roadshow “O Agro e o Mercado de Capitais”, entre outros.

    PARCEIROS

    A Mercoagro 2023 teve parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi. A comercialização foi da Enterprise Feiras e Eventos. A feira teve apoio institucional do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa Suínos e Aves Asgav, Ovos-RS, Chapecó Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Pollen Parque, Sebrae, Safetrading e Sicoob MaxiCrédito.

    Este slideshow necessita de JavaScript.