Dengue: Chapecó intensifica o combate ao Aedes aegypti

20 de janeiro de 2016 Off Por Chapecó



  •  
    As altas temperaturas características dos meses de janeiro, aliado a um inverno que mais parecia uma primavera, tem feito com que muitas administrações municipais tenham perdido o sono quando o assunto é combate ao Mosquito Aedes aegypti. Porém secretária de Saúde de Chapecó, Caroline Constanci Bettanin, assinala que a prefeitura tem cumprido seu papel no tocante a eliminação de possíveis habitats para as larvas do mosquito, vetor da Dengue, Chikungunya e Zica. 
     
    Com esta finalidade, diariamente, durante praticamente todo o ano de 2015, bem como nestes primeiros dias de 2016, as equipes da Vigilância Ambiental visitam residências, cobrem caixas de água, recolhem pneus, além de verificar os pontos estratégicos. Este trabalho tem como finalidade a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue. Dentro da estratégia de prevenção a Dengue, Chikungunya, e Zica, as equipes de saúde da Secretaria têm orientado as gestantes quanto ao uso correto do repelente.  Atendendo o estabelecido no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, já esta em funcionamento a Sala de Situação. 
     
    Caroline reforça ainda, a importância do envolvimento da população do município no combate as lavas do mosquito através da eliminação da água parada em suas residências, sem descuidar com as caixas de água cisternas que devem estar sempre bem fechadas.
     
    Fiscalização e atendimento as denúncias
     
    A partir do momento em que os agentes de combates a endemias tomam conhecimento de uma área de risco (presença de água acumulada e de recipientes que possam acumular água), é desencadeado todo um trabalho para erradicação deste cenário. 
     
    Passo a passo…
     
    Diálogo e orientação com o proprietário e a comunidade na tentativa de sanar o problema. 
    Caso não seja possível, é redigido um comunicado para a Vigilância Ambiental ([email protected]) ou ligação para 33191407. 
    Uma equipe da vigilância fará uma visita e inspeção no local. 
    Em caso de mato alto e depósito de lixo pode entrar em contato direto com o setor de Fiscalização de Obras e Posturas.
    As multas podem variar de 1.000 a 20.000 UFRM (R$ 3.300 a R$ 60.000).
     
    Tecnologia no combate a dengue 
     
    A guerra ao mosquito e seus possíveis habitats ganhou um poderoso aliado no mês de maio com a utilização de um drone, objeto voador não tripulado, que pode sobrevoar áreas e imóveis que os agentes não têm acesso e colher informações sobre possíveis criadouros. Caroline, avalia que o advento desta tecnologia assegurou maior eficiência e rapidez na identificação e eliminação de criadouros do  Aedes. 
     
    Orientação à população:
     
    – Não jogue lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito Aedes em Chapecó;
     
    – Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva representam o segundo maior tipo de criadores de mosquitos na cidade de Chapecó;
     
    – Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de três dias, além de esfregar as bordas para afastar o risco da permanência de ovos do mosquito. Estas piscinas representam a terceira maior causa de criação de mosquito na cidade.
     
    – Uso diário do repelente e colocação de telas em janelas.

    Prefeitura de Chapecó