Lançada Campanha “Vamos todos combater o mosquito”

Lançada Campanha “Vamos todos combater o mosquito”

20 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • Foi lançada nesta segunda-feira (20), na Escola Básica Municipal Água Amarela a Campanha “Vamos todos combater o mosquito”. A ação é uma iniciativa da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), em parceria com Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação.

    Participaram do lançamento alunos, professores, autoridades e gestores das instituições educativas da rede municipal de ensino que irão desenvolver as atividades. A Campanha chegará a 83 unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino, sendo desenvolvida com mais de 20 mil alunos de todas as localidades de Chapecó.

    O projeto em parceria com a Aris, já está em sua segunda edição, tem como objetivo principal conscientizar a comunidade mostrando que ações simples são capazes de ajudar a combater e prevenir a criação do mosquito Aedes Aegypti. “Parcerias são sempre muito importantes para a efetivação de ações nas comunidades. Não é uma única pessoa que vai combater o mosquito, precisamos que todos se conscientizem e ajudem. Se cada um fizer a sua parte teremos uma Chapecó livre das doenças trazidas pelo Aedes Aegypti”, enfatiza o Prefeito Luciano Buligon.

    Na prática cada escola receberá um Kit composto por audiovisual e cartilha, que será usado como apoio pedagógico para as ações trabalhadas dentro da sala de aula. “Cada atividade que desenvolvemos e construímos com os alunos, não fica dentro dos muros da escola. Por meio dos alunos elas chegam às famílias e às comunidades, por isso essa parceria torna-se tão importante para a conscientização”, explica o Secretário de Educação, Igor Girotto.

     

    Mais ações de prevenção

    O último sábado (18) foi mais um dia de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Chapecó. Os Agentes de Combate as Endemias e Agentes de Saúde estiveram nas ruas realizando visitas domiciliares, recuperação de visitas em casas fechadas, tratamento e eliminação de criadouros, vedação de reservatórios de água e atividades de Educação em Saúde, nos bairros Efapi e Centro.

    Em 2017 foram contabilizados focos do mosquito e também foi registrada a ocorrência de mosquitos adultos, o que representa risco de transmissão viral a qualquer momento. Por isso, as ações de combate e prevenção são realizadas constantemente em Chapecó. As equipes estão diariamente nas ruas, repassando orientações, realizando visitas, cobrindo caixas de água e cisternas, tratando e eliminando criadouros.

     

    Casos

    Dengue

    2014: 03 casos importados

    2015: 34 casos autóctones mais 13 importados.

    2016: 820 casos confirmados

     

    Zika

    2016: 03 casos confirmados.

     

    Chikungunia

    2016: 03 casos confirmados.

     

    2017

    Em 2017 não foram registrados casos da doença.

    Dengue: 30 aguardando resultado de exame.

    Zika: 01 aguardando resultado de exame.

    Chikungunia: 02 aguardando resultado de exame.