Mais inclusão na Rede Municipal de Ensino

Mais inclusão na Rede Municipal de Ensino

20 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • A prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação ofereceu formação continuada aos profissionais que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais, a fim de propiciar subsídios necessários às escolas para que se tornem espaços inclusivos, promovendo a autonomia e independência dos alunos com deficiência, dentro e fora dela.

    Durante a formação foram abordados os seguintes assuntos com os profissionais: a documentação utilizada na Sala de Recursos Multifuncionais,  atribuições dos profissionais que atuam nas salas, segundo professores, estagiários, intérprete e instrutores de  Libras, bem como adequação curricular. Com essa formação espera-se proporcionar conhecimentos aos profissionais referentes à concepção, atribuições e serviços da educação especial a partir de uma concepção inclusiva.

    “Compreender o uso correto das Salas de Recursos Multifuncionais bem como a formação dos professores é fundamental para que a aprendizagem esteja focada em cada necessidade, de forma que uma deficiência física, ou um déficit no desenvolvimento não sejam rotulados como falta de capacidade. A parceria entre professores, escola e família, contribui na atenção às necessidades de cada aluno, formando assim uma boa estrutura para aprimorar a aprendizagem de nossos alunos”, explica o Secretário de Educação, Igor Girotto.

    Para a professora que atua na Sala de Recursos, Mirley Antonini, “estes encontros são muito importantes por que a principio temos a troca entre colegas, e este primeiro momento vamos ter muitas informações de como será o  funcionamento da sala de recursos  e da documentação dos alunos. E para os professores que iniciam este ano é muito relevante, pois iniciam o ano com todas as informações bem claras e tudo organizado para melhor atender a comunidade”, disse.

     

    O que são as Salas de Recursos

    A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço organizado com materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação específica para o  Atendimento  Educacional  Especializado  desenvolvido  em  parceria  com  o MEC.  O  programa  tem  como  objetivo  desenvolver  estratégias  de  aprendizagens centradas  em  um  novo  fazer  pedagógico,  que  favoreça a  construção  de conhecimentos  pelos  alunos,  subsidiando-os  para  que desenvolvam  o  currículo  e participem da vida escolar.

    A Rede Municipal de Ensino possui 40 Salas de Recursos Multifuncionais, 480 incluídos no ensino regular e destes, 289 foram atendidos nas salas de recursos no ano de 2016.