Santa Catarina foi o estado do país que mais recebeu imigrantes vindos da Venezuela

Santa Catarina foi o estado do país que mais recebeu imigrantes vindos da Venezuela

27 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Levantamento da Operação Acolhida detalha que 24 mil imigrantes chegaram ao estado desde o agravamento da crise humanitária no país vizinho.

    Santa Catarina é o estado que mais acolheu venezuelanos em cinco anos no Brasil, segundo levantamento da Operação Acolhida, força-tarefa do governo federal em parceria com organizações sociais para atendimento e assistência aos imigrantes.

    Mesmo a 3,5 mil quilômetros da fronteira entre Brasil e Venezuela e sendo o segundo estado mais distante geograficamente do país vizinho, Santa Catarina recebeu 24 mil imigrantes entre o fim de 2018, pico da crise humanitária, e julho de 2023. Depois de Santa Catarina, Paraná foi o estado que mais recebeu venezuelanos pela estratégia de interiorização: 19,9 mil. Em seguida, vem Rio Grande do Sul (17,1 mil), São Paulo (12,6 mil), Mato Grosso do Sul (6,1 mil) e Minas Gerais (5,8 mil). A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) do governo de Santa Catarina aponta que a escolha pelo estado está relacionada à “excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego” (veja mais abaixo). Dentre as cidades, Chapecó, principal município e polo econômico do Oeste catarinense, foi a mais procurada pelos imigrantes, com cerca de 4,4 mil venezuelanos no período analisado. A cidade atribui a preferência a questões geográficas, profissionais, econômicas e ofertas de serviços públicos de saúde. A prefeitura destaca que o município faz fronteira com o Rio Grande do Sul, facilitando o deslocamento para outras regiões do país. Outros municípios se destacaram por receber venezuelanos.

    Veja números entre 2018 e julho de 2023.

    Joinville (2,2 mil)
    Florianópolis (1,2 mil)
    Balneário Camboriú (1 mil)
    São Miguel do Oeste (1 mil)
    Blumenau (818)
    São José (768)
    Seara (685)
    Concórdia (665)
    Itapiranga (665)

    A Operação Acolhida mantém cinco abrigos em Roraima, por onde entram 72% dos venezuelanos que passam pelo Brasil. Muitas dessas famílias ficam nos locais apenas para a emissão dos documentos. De acordo com o comandante da força-tarefa, general de Divisão Helder de Freitas Braga, cerca de 1 milhão de venezuelanos já entraram no país. Quase metade, 454 mil, vai para outros países, enquanto cerca de 480 mil permaneceram no Brasil. Desse total, segundo ele, quase 25% passa pelo programa, que auxilia na realocação pelo Brasil. A outra parte segue por conta própria.

    ‘Nunca quis sair do meu país’

    A venezuelana Marlins Delvalle Ojeda Marquez, 25 anos, deixou o país de origem há cerca de dois meses, acompanhada do namorado e dos dois filhos, de cinco e 13 anos. Ela viajou mais de 15 horas para chegar à cidade de Pacaraima (RR), fronteira responsável pela entrada de 72% dos imigrantes vindos da Venezuela. Depois de um mês na cidade, partiu para Boa Vista, a capital roraimense. Em 16 de setembro, chegou em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, onde pretende se fixar. “Minha expectativa é trabalhar, dar uma melhor vida para os meus filhos, para que eles possam crescer com coisas boas”, destaca Marlins. De Santa Catarina, ela pretende “mandar um pouco de dinheiro para a minha família”.

    “Nunca quis sair do meu país, mas estou fazendo pela necessidade”, comenta.

    Mais imigrantes

    Em três meses de 2023, o país registrou a entrada de 51.838 migrantes e refugiados, o que representa 32% do número de todo o ano passado. Em Santa Catarina também houve um salto. No primeiro semestre, foram 4,5 mil venezuelanos que chegaram ao estado pela Operação Acolhida. Na comparação com o último semestre de 2022, o aumento foi de 12% (veja mais no quadro abaixo).

    Venezuelanos que chegaram a SC por semestre:

    1º sem. 2019 – 628
    2º sem. 2019 – 2.117
    1º sem. 2020 – 1.691
    2º sem. 2020 – 254
    1º sem. 2021 – 1.880
    2º sem. 2021 – 3.497
    1º sem. 2022 – 3.594
    2º sem. 2022 – 4.066
    1º sem. 2023 – 4.554

    Fonte: Operação Acolhida

    De acordo com o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), que participou de missão oficial em Roraima, é necessário promover inclusão social e socioeconômica dessas pessoas. “É fundamental criarmos estratégias para aliviar a pressão sobre os serviços públicos das cidades, com políticas públicas e investimentos. […] Nossa ideia é debater e propor que Santa Catarina e os municípios tenham estruturas de organização parecidas com Roraima, para que o imigrante consiga se inserir na comunidade”, destaca.

    O que diz o governo de SC

    Em nota ao g1 SC, a SES informou que o grande desafio do estado é garantir que os imigrantes tenham acesso a políticas públicas de todas as áreas, além de acesso a trabalho. Para que isso aconteça, segundo o texto, o estado articula parcerias com diversas entidades governamentais e não governamentais, e também realiza ações intersetoriais, como mutirões para confecção de documentos e encaminhamento para o mercado de trabalho. “A SAS, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, também é responsável por receber as denúncias de violação de direitos contra os imigrantes e encaminhamento aos órgãos necessários e acompanhamento dos casos”, destaca o texto.

    Com informações G1 SC