Vídeo: forças de segurança deflagram operação no combate ao crime de tráfico de drogas no oeste catarinense

Vídeo: forças de segurança deflagram operação no combate ao crime de tráfico de drogas no oeste catarinense

28 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou nesta manhã (28/6) a Operação Recidiva, que tem por objetivo desarticular grupo criminoso que atua no tráfico interestadual de drogas na região oeste de Santa Catarina.

    Na ação de hoje 30 Policiais Federais, 20 Policiais Civis e 35 Policiais Militares, estão dando cumprimento a quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual, nas cidades de Chapecó/SC, Planalto Alegre/SC e Foz do Iguaçu/PR.

    A investigação foi iniciada em setembro de 2022, a partir de informações de que um grupo criminoso liderado por três irmãos, residentes em Chapecó/SC, estariam mantendo contato com fornecedores de drogas da cidade de Foz do Iguaçu/PR para a aquisição de carregamentos de drogas e posterior distribuição e comercialização em Chapecó e em outras cidades da região oeste de Santa Catarina. No decorrer da investigação, foram realizadas algumas ações pontuais sobre as atividades do grupo criminoso, culminando na apreensão de valores em dinheiro e drogas.

    No dia 01/03/2021 foram apreendidos mais de R$ 200 mil em espécie ocultos na carroceria de uma caminhonete, tripulada por dois dos investigados, residentes na região de fronteira em Foz do Iguaçu/PR.

    Em 17/07/2023, na cidade de Chapecó, foi apreendida a quantia de R$ 10 mil, também em espécie, em posse de outro investigado quando este negociava drogas.

    Já em 12/08/2023, também em Chapecó, foi realizada a abordagem de um SUV, onde foram encontrados 20 tijolos de cocaína escondidos dentro do painel do veículo, que totalizaram mais de 21 Kg de cocaína apreendidos e uma pessoa presa.

    A Operação Recidiva apura os crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas podem ultrapassar a 35 anos de reclusão.