JBS começa a construir 1º centro de pesquisa do Brasil para carne cultivada em laboratório em SC

JBS começa a construir 1º centro de pesquisa do Brasil para carne cultivada em laboratório em SC

29 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • ‘JBS Biotech Innovation Center’ deverá ser inaugurado no final de 2024. Empreendimento ficará dentro do Sapiens Parque e receberá investimento de US$ 22 milhões.

    A JBS começou a construir em Florianópolis o primeiro centro de inovação e pesquisa para o desenvolvimento de carne cultivada em laboratório do Brasil. Chamado de ‘JBS Biotech Innovation Center’, o espaço tem previsão para ficar ser inaugurado no final de 2024. De acordo com a multinacional, as obras começaram em setembro e o terreno que abrigará o prédio está em fase de terraplanagem. O empreendimento ficará dentro do Sapiens Parque e receberá investimento de US$ 22 milhões.

    🥩 A chamada carne de laboratório (ou carne cultivada) é um alimento feito por meio de técnicas de bioengenharia – ou seja, sem abate. As células usadas no processo são retiradas de um animal. Conforme a JBS, a estrutura contará com uma equipe científica de 25 pós-doutores, especialistas em diversas áreas, além de apoio administrativo. O time terá o desafio de tornar o processo produtivo da proteína cultivada mais eficiente, escalável e economicamente competitivo.

    No espaço serão implantados os laboratórios (fase 1) e da planta-piloto (fase 2).

    Pesquisas em andamento

    Cientistas da JBS trabalham atualmente dentro do Sapiens Parque com foco nos estudos sobre células das espécies bovinas, por meio de pesquisas exploratórias, com objetivo de estabelecer futuramente a produção de proteína bovina cultivada. Além do projeto em Florianópolis, a JBS vem desenvolvendo pesquisas em proteína cultivada na Espanha. Conforme a empresa, quando estiver em fase comercial, a proteína cultivada chegará inicialmente aos consumidores na forma de alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos, almôndegas.

    Com informações G1 SC