Governo demite diretor do Ministério da Saúde depois de dança funk em evento

Governo demite diretor do Ministério da Saúde depois de dança funk em evento

10 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Em cerimônia oficial da pasta, bailarina dançou ao som “Batcu”. Oposição criticou ato nas redes

    O governo Lula demitiu o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção do Ministério da Saúde. A exoneração foi oficializada na noite do último sábado (7), depois da repercussão negativa de um evento da pasta onde uma bailarina dançava ao som do funk “Batcu”.

    O evento ocorreu na última quinta-feira (5), mas acabou repercutindo nas redes um dia depois, após políticos da oposição terem condenado a dança, considerada “erótica”.

    Veja o vídeo:

     

    Leia a íntegra da nota:

    “O Ministério da Saúde informa que neste sábado (7/10) adotou as devidas providências para a exoneração, a pedido, do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo episódio inadmissível ocorrido durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural. Para evitar que situações semelhantes ocorram novamente, a pasta imediatamente criou uma curadoria de eventos, vinculada ao Gabinete da Ministra, que avaliará se as participações artísticas propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde reitera o compromisso com a saúde da população e o fortalecimento do SUS, com visão inclusiva e o respeito à diversidade e à democracia.”