Prefeito anuncia calamidade e pede que moradores evacuem casas em cidade castigada por enchente em SC

Prefeito anuncia calamidade e pede que moradores evacuem casas em cidade castigada por enchente em SC

11 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), em coletiva de imprensa, após a previsão de novos temporais em Taió, no Vale do Itajaí.

    A prefeitura de Taió pediu que moradores dos bairros mais afetados pelas chuvas evacuem as casas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), em coletiva de imprensa, após a previsão de novos temporais na região. O município também informou que irá decretar situação de calamidade nesta tarde. No fim do dia, a previsão aponta o retorno da chuva no estado, com maior intensidade na quinta-feira (12). Segundo o município, os bairros mais afetados são o centro, Seminário, Vitor Konder e o Universitário. Nesta manhã, o município trabalha na retirada dos moradores e abertura de abrigos. Mais de 300 pessoas estão em abrigos.

    “Pessoas que estão no segundo andar saiam, façam esse movimento. É importante sair. Numa condição de chuva, com tempo instável, rede elétrica próxima da água, tudo isso vai dificultar depois qualquer tipo de salvamento”, disse o prefeito Horst Alexandre Purnhagen.

    Desde 3 de outubro as cidades catarinenses são atingidas por fortes chuvas. Até terça-feira (10), 12 mil pessoas ficaram desabrigadas e precisaram sair de casa. Duas pessoas morreram por conta de ocorrências e um bebê se feriu. Santa Catarina tem 135 municípios com estragos causados pela chuva. Segundo o governo estadual, 82 cidades decretaram situação de emergência. Nesta quarta, volta a chover no estado e a Defesa Civil emitiu comunicados informando sobre chance de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Na quinta-feira (12), a passagem de uma frente fria reforça as instabilidades em todo o estado. Na sexta (13), a chuva diminui. Já no sábado (14), o tempo é firme e com predomínio de sol em praticamente todas as regiões, segundo a Defesa Civil.

    Em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina conhecida pelo turismo de inverno, a cidade ficou isolada depois de diversas quedas de barreira. Em uma estrada municipal de acesso ao Rio Grande do Sul, uma cachoeira e formou depois de um grande deslizamento (assista abaixo).

    Com informações G1 SC